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metadata.dc.type: TCC
Title: As práticas pedagógicas nas escolas inseridas no contexto de pobreza e de desigualdade social: desafios educacionais a serem alcançados
metadata.dc.creator: Moura, Leila Félix de Souza
metadata.dc.contributor.advisor1: Fonsêca, Fábio do Nascimento
metadata.dc.description.resumo: O direito a educação é atravessado pelo debate sobre a desigualdade social. No Brasil, as políticas públicas afirmam a educação como solução para a essa problemática. Todavia, o país destina aos cidadãos pobres, escolas com infraestrutura precária e docentes desvalorizados, além de currículos que não dialogam com o contexto de vida dos alunos inseridos nas escolas, em especial as do campo. Evidenciando que o sentido dessa universalização é restrito. Torna -se necessário o estudo das transformações da comunidade escolar através dos trabalhos sociais e suas implicações na vida das crianças. O que esperar do profissional da educação diante das diversidades .O objetivo deste estudo é contextualizar a pobreza e a educação em uma escola municipal de ensino fundamental situada no distrito de Forte Velho na cidade de Santa Rita-PB, sendo a metodologia empregada uma combinação de instrumentos qualitativos e quantitativos.
Abstract: The right to education is crossed by the debate on social inequality. In Brazil, public policies affirm education as a solution to this problem. However, the country targets poor citizens, schools with precarious infrastructure and devalued teachers, as well as curricula that do not dialogue with the context of the students' lives in the schools, in particular those in the countryside. Evidencing that the meaning of this universalization is restricted. It is necessary to study the transformations of the school community through social work and its implications on children's lives. What to expect from the education professional in the face of diversity. The purpose of this study is to contextualize poverty and education in a municipal school of primary education located in the district of Forte Velho in the city of Santa Rita-PB, and the methodology used is a combination of qualitative and quantitative instruments.
Keywords: Educação do campo
Políticas públicas
Desigualdade social
Educação
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação do Campo
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15099
Issue Date: 13-May-2019
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