Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15100
Tipo: TCC
Título: O programa “educar pra valer”, implicações no processo de avaliação na cidade de Conde-PB
Autor(es): Silva, Júlio Cesar Araujo da
Primeiro Orientador: Lima, Francisca Alexandre de
Resumo: Este estudo teve como objetivo geral discutir as implicações - positivas e negativas - oriundas do processo de avaliação com estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental, envolvidos no projeto ―Educar pra Valer‖, na Escola Municipal de Ensino Fundamental José Albino Pimentel no Sitio Gurugi, na cidade de Conde-Paraíba, cujos objetivos específicos foram discutir as estratégias de avaliação da aprendizagem adotadas pelo município a partir das proposituras do Projeto; Analisar se tais estratégias têm gerado maior interesse dos alunos em participar do processo de avaliação e discutir como se sentem alunos e professores neste processo avaliativo. A construção de dados se deu por meio de entrevistas semiestruturadas com cinco alunos do 5º ano, com a professora da turma, a gestora da Escola e a coordenadora do Projeto, no âmbito da Secretaria Municipal de Educação. Dentre os resultados alcançados, destacam-se, no discurso da professora e da gestora, um maior rendimento escolar com os alunos do 5º ano com pontos mais positivos que negativos, demonstram que os alunos se sentem mais seguros com a nova prática avaliativa no que diz respeito a capacidade de leitura, escrita e oralidade, o que tem despertado entusiasmo na professora e na gestora da escola, embora as estratégias de avaliação se pautam numa perspectiva que está mais para a realização de exames que de fato fazer um acompanhamento do processo avaliativo dos alunos.
Abstract: No abstract
Palavras-chave: Educação do campo
Avaliação da aprendizagem
Ensino - aprendizagem
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação do Campo
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15100
Data do documento: 13-Mai-2019
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia do Campo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JCAS24052019.pdf1,6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons