Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15102Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Matias, José Kleiton da Silva | - |
| dc.date.accessioned | 2019-07-19T12:45:26Z | - |
| dc.date.available | 2019-05-24 | - |
| dc.date.available | 2019-07-19T12:45:26Z | - |
| dc.date.issued | 2019-05-16 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15102 | - |
| dc.description.abstract | This work aims to analyze ethnic-racial aspects of a rural school in the Barra de Antas settlement - Sapé -PB. And, as specific objectives, to contextualize the community of Barra de Antas - Sapé -PB; Understand the importance of valuing the ethnic-racial origin of the individual. To emphasize the importance of the customs and beliefs left by ethnic-racial groups in the said community and Discuss emerging issues such as prejudice and discrimination by skin color (racism), ethnicity and cultural origin in the X school of Barra de Antas, in Sapé-PB. The methodology consisted of a research with a qualitative approach, of an exploratory nature and contemplated contributions of bibliographical research and field research using the talk and intervention wheel, through a thematic workshop and questionnaire application among teachers and community members. To do so, the data showed that the community has a memory about the peasant struggles, but it has difficulty recognizing part of this process, and the school has not yet been working a daily practice for ethnic-racial relations focused on Popular education. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-07-19T12:45:26Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JKSM24052019.pdf: 1339335 bytes, checksum: 849006aacec6c842c1e2cb3eda11d51e (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-07-19T12:45:26Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JKSM24052019.pdf: 1339335 bytes, checksum: 849006aacec6c842c1e2cb3eda11d51e (MD5) Previous issue date: 2019-05-16 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Educação popular | pt_BR |
| dc.subject | Educação do campo | pt_BR |
| dc.subject | Aspectos étnico-raciais | pt_BR |
| dc.subject | Aspectos culturais | pt_BR |
| dc.title | Os aspectos étnico-raciais e culturais da Comunidade Barra de Antas/Sapé-PB como prática de educação popular na educação do campo | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Ferreira, Ana Paula Romão de Souza | - |
| dc.description.resumo | Este trabalho tem por objetivo analisar aspectos étnico-raciais de uma escola do campo no Assentamento Barra de Antas – Sapé –PB. E, como objetivos específicos, contextualizar a comunidade de Barra de Antas – Sapé –PB; Compreender a importância da valorização da origem étnico-racial do indivíduo. Ressaltar a importância dos costumes e crenças deixados pelos grupos étnico-raciais na referida comunidade e Discutir questões emergentes como preconceito e discriminação por cor da pele (racismo), etnia e origem cultural na escola X de Barra de Antas, em Sapé-PB. A metodologia consistiu em uma pesquisa com abordagem qualitativa, de caráter exploratório e contemplou aportes da pesquisa bibliográfica e da pesquisa de campo utilizando a roda de conversa e intervenção, através de oficina temática e aplicação de questionário entre professores e membros da comunidade. Para tanto, os dados demonstraram que a comunidade possui uma memória sobre as lutas camponesas, mas tem dificuldade de se reconhecer parte desse processo, bem como a escola ainda não vem trabalhando uma prática cotidiana para as relações étnico-raciais focadas na educação Popular | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Educação do Campo | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia do Campo | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| JKSM24052019.pdf | 1,31 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
