Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15102
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMatias, José Kleiton da Silva-
dc.date.accessioned2019-07-19T12:45:26Z-
dc.date.available2019-05-24-
dc.date.available2019-07-19T12:45:26Z-
dc.date.issued2019-05-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15102-
dc.description.abstractThis work aims to analyze ethnic-racial aspects of a rural school in the Barra de Antas settlement - Sapé -PB. And, as specific objectives, to contextualize the community of Barra de Antas - Sapé -PB; Understand the importance of valuing the ethnic-racial origin of the individual. To emphasize the importance of the customs and beliefs left by ethnic-racial groups in the said community and Discuss emerging issues such as prejudice and discrimination by skin color (racism), ethnicity and cultural origin in the X school of Barra de Antas, in Sapé-PB. The methodology consisted of a research with a qualitative approach, of an exploratory nature and contemplated contributions of bibliographical research and field research using the talk and intervention wheel, through a thematic workshop and questionnaire application among teachers and community members. To do so, the data showed that the community has a memory about the peasant struggles, but it has difficulty recognizing part of this process, and the school has not yet been working a daily practice for ethnic-racial relations focused on Popular education.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-07-19T12:45:26Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JKSM24052019.pdf: 1339335 bytes, checksum: 849006aacec6c842c1e2cb3eda11d51e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-07-19T12:45:26Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JKSM24052019.pdf: 1339335 bytes, checksum: 849006aacec6c842c1e2cb3eda11d51e (MD5) Previous issue date: 2019-05-16en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação popularpt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectAspectos étnico-raciaispt_BR
dc.subjectAspectos culturaispt_BR
dc.titleOs aspectos étnico-raciais e culturais da Comunidade Barra de Antas/Sapé-PB como prática de educação popular na educação do campopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Ferreira, Ana Paula Romão de Souza-
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo analisar aspectos étnico-raciais de uma escola do campo no Assentamento Barra de Antas – Sapé –PB. E, como objetivos específicos, contextualizar a comunidade de Barra de Antas – Sapé –PB; Compreender a importância da valorização da origem étnico-racial do indivíduo. Ressaltar a importância dos costumes e crenças deixados pelos grupos étnico-raciais na referida comunidade e Discutir questões emergentes como preconceito e discriminação por cor da pele (racismo), etnia e origem cultural na escola X de Barra de Antas, em Sapé-PB. A metodologia consistiu em uma pesquisa com abordagem qualitativa, de caráter exploratório e contemplou aportes da pesquisa bibliográfica e da pesquisa de campo utilizando a roda de conversa e intervenção, através de oficina temática e aplicação de questionário entre professores e membros da comunidade. Para tanto, os dados demonstraram que a comunidade possui uma memória sobre as lutas camponesas, mas tem dificuldade de se reconhecer parte desse processo, bem como a escola ainda não vem trabalhando uma prática cotidiana para as relações étnico-raciais focadas na educação Popularpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducação do Campopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia do Campo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JKSM24052019.pdf1,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons