Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15102
Tipo: TCC
Título: Os aspectos étnico-raciais e culturais da Comunidade Barra de Antas/Sapé-PB como prática de educação popular na educação do campo
Autor(es): Matias, José Kleiton da Silva
Primeiro Orientador: Ferreira, Ana Paula Romão de Souza
Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar aspectos étnico-raciais de uma escola do campo no Assentamento Barra de Antas – Sapé –PB. E, como objetivos específicos, contextualizar a comunidade de Barra de Antas – Sapé –PB; Compreender a importância da valorização da origem étnico-racial do indivíduo. Ressaltar a importância dos costumes e crenças deixados pelos grupos étnico-raciais na referida comunidade e Discutir questões emergentes como preconceito e discriminação por cor da pele (racismo), etnia e origem cultural na escola X de Barra de Antas, em Sapé-PB. A metodologia consistiu em uma pesquisa com abordagem qualitativa, de caráter exploratório e contemplou aportes da pesquisa bibliográfica e da pesquisa de campo utilizando a roda de conversa e intervenção, através de oficina temática e aplicação de questionário entre professores e membros da comunidade. Para tanto, os dados demonstraram que a comunidade possui uma memória sobre as lutas camponesas, mas tem dificuldade de se reconhecer parte desse processo, bem como a escola ainda não vem trabalhando uma prática cotidiana para as relações étnico-raciais focadas na educação Popular
Abstract: This work aims to analyze ethnic-racial aspects of a rural school in the Barra de Antas settlement - Sapé -PB. And, as specific objectives, to contextualize the community of Barra de Antas - Sapé -PB; Understand the importance of valuing the ethnic-racial origin of the individual. To emphasize the importance of the customs and beliefs left by ethnic-racial groups in the said community and Discuss emerging issues such as prejudice and discrimination by skin color (racism), ethnicity and cultural origin in the X school of Barra de Antas, in Sapé-PB. The methodology consisted of a research with a qualitative approach, of an exploratory nature and contemplated contributions of bibliographical research and field research using the talk and intervention wheel, through a thematic workshop and questionnaire application among teachers and community members. To do so, the data showed that the community has a memory about the peasant struggles, but it has difficulty recognizing part of this process, and the school has not yet been working a daily practice for ethnic-racial relations focused on Popular education.
Palavras-chave: Educação popular
Educação do campo
Aspectos étnico-raciais
Aspectos culturais
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação do Campo
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15102
Data do documento: 16-Mai-2019
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia do Campo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JKSM24052019.pdf1,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons