Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15102
metadata.dc.type: TCC
Title: Os aspectos étnico-raciais e culturais da Comunidade Barra de Antas/Sapé-PB como prática de educação popular na educação do campo
metadata.dc.creator: Matias, José Kleiton da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Ferreira, Ana Paula Romão de Souza
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar aspectos étnico-raciais de uma escola do campo no Assentamento Barra de Antas – Sapé –PB. E, como objetivos específicos, contextualizar a comunidade de Barra de Antas – Sapé –PB; Compreender a importância da valorização da origem étnico-racial do indivíduo. Ressaltar a importância dos costumes e crenças deixados pelos grupos étnico-raciais na referida comunidade e Discutir questões emergentes como preconceito e discriminação por cor da pele (racismo), etnia e origem cultural na escola X de Barra de Antas, em Sapé-PB. A metodologia consistiu em uma pesquisa com abordagem qualitativa, de caráter exploratório e contemplou aportes da pesquisa bibliográfica e da pesquisa de campo utilizando a roda de conversa e intervenção, através de oficina temática e aplicação de questionário entre professores e membros da comunidade. Para tanto, os dados demonstraram que a comunidade possui uma memória sobre as lutas camponesas, mas tem dificuldade de se reconhecer parte desse processo, bem como a escola ainda não vem trabalhando uma prática cotidiana para as relações étnico-raciais focadas na educação Popular
Abstract: This work aims to analyze ethnic-racial aspects of a rural school in the Barra de Antas settlement - Sapé -PB. And, as specific objectives, to contextualize the community of Barra de Antas - Sapé -PB; Understand the importance of valuing the ethnic-racial origin of the individual. To emphasize the importance of the customs and beliefs left by ethnic-racial groups in the said community and Discuss emerging issues such as prejudice and discrimination by skin color (racism), ethnicity and cultural origin in the X school of Barra de Antas, in Sapé-PB. The methodology consisted of a research with a qualitative approach, of an exploratory nature and contemplated contributions of bibliographical research and field research using the talk and intervention wheel, through a thematic workshop and questionnaire application among teachers and community members. To do so, the data showed that the community has a memory about the peasant struggles, but it has difficulty recognizing part of this process, and the school has not yet been working a daily practice for ethnic-racial relations focused on Popular education.
Keywords: Educação popular
Educação do campo
Aspectos étnico-raciais
Aspectos culturais
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação do Campo
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15102
Issue Date: 16-May-2019
Appears in Collections:TCC - Pedagogia do Campo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JKSM24052019.pdf1,31 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons