Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15106
metadata.dc.type: TCC
Title: Uma pedagoga em formação na coordenação de atividades educativas voltadas para famílias de pacientes renais: contribuições para a educação do campo
metadata.dc.creator: Naziazene, Luciana Enilda
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Jeane Felix da
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho de conclusão de curso (TCC), tem por finalidade apresentar ao leitor e leitora do mesmo, uma análise acerca das práticas pedagógicas inseridas no ambiente hospitalar, enfocando, a delimitação dos parentes dos portadores de doenças renais crônicas. Diante do trabalho que realizo no Hospital localizado na cidade de João Pessoa-Paraíba decidi realizar este estudo, ao qual coordeno oficinas pedagógicas voltadas para os acompanhantes de pacientes renais que fazem tratamento no hospital. A grande maioria dos pacientes vem de cidades do interior ou de aldeias indígenas, diante desse público está voltado para o conceito de pedagogia do campo se faz necessário aplicar atividades voltadas para o seu meio de vivencia. Como objetivo geral a pesquisa pautou-se em descrever e analisar as atividades educativas coordenadas e desenvolvidas por uma pedagoga em formação junto ao público de cuidadoras de pacientes renais crônicos(as). Trata-se de um estudo autobiográfico numa perspectiva crítico-analítica que propicia o sujeito pesquisador a refletir sobre sua própria prática. A coleta dos dados se deu por meio da vivência com as pessoas que frequentavam as oficinas e sala de leitura. A pesquisa resultou na importância de uma pedagoga do campo utilizar práticas pedagógicas como meio educacional e terapêutico para as acompanhantes de pacientes portadores de doenças renais crônicas
Abstract: This dissertation aims to present to the reader and reader an analysis of the pedagogical practices inserted in the hospital environment, focusing on the delimitation of the relatives of patients with chronic renal diseases. In the face of my work at the Hospital located in the city of João Pessoa-Paraíba, I decided to carry out this study, to which I coordinate pedagogical workshops aimed at the followers of renal patients who are being treated at the hospital. The great majority of the patients come from cities in the interior or from indigenous villages, in front of this public is focused on the concept of field pedagogy if it is necessary to apply activities directed to their environment. As a general objective, the research focused on describing and analyzing educational activities coordinated and developed by a pedagogue in training with the public of caregivers of chronic kidney patients. It is an autobiographical study in a critical-analytical perspective that allows the researcher to reflect on his own practice. The data collection was done through the experience with people who attended the workshops and reading room. The research resulted in the importance of a pedagogue of the field to use pedagogical practices as educational and therapeutic means for the companions of patients with chronic renal diseases.
Keywords: Educação do campo
Pacientes renais
Práticas pedagógicas
Sujeitos do campo
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação do Campo
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15106
Issue Date: 10-May-2019
Appears in Collections:TCC - Pedagogia do Campo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LEN27052019.pdf647,84 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons