Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15107
metadata.dc.type: TCC
Title: Produção acadêmica do Curso de Pedagogia com área de aprofundamento em Educação do Campo: uma análise dos trabalhos de conclusão de curso (2009 a 2019)
metadata.dc.creator: Santos, Luciana Costa dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Angelo , Cristiane Borges
metadata.dc.description.resumo: Este estudo teve como objetivo geral analisar os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) do Curso de Pedagogia com área de aprofundamento em Educação do Campo da Universidade Federal da Paraíba, no período de 2009 a 2019 e objetivos específicos mapear os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) elaborados no período de 2009 a 2019, no Curso de Pedagogia com área de aprofundamento em Educação do Campo; Catalogar os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), a partir dos seguintes critérios: tema, orientador, objetivos, metodologia, tipo de pesquisa, sujeitos da pesquisa, período de defesa; Identificar os temas e os focos de pesquisa, a fim de apresentar os direcionamentos que foram adotados nas pesquisas que culminaram na elaboração dos TCC. Para isso nos baseamos em alguns autores como Arroyo, Caldart,, Molina (2008), Batista (2011), bem como nos documentos oficiais BRASIL (2002, 2008, 2010a, 2010b, 2018) e UFPB (2009a, 2009b, 2010, 2011, 2012, 2017, 2018). Quanto a abordagem a pesquisa é cunho quanti-qualitativo, configurando-se em uma pesquisa descritiva e documental, pois tem como objeto de estudo os TCC produzidos pelos egressos do Curso de Pedagogia com área de Aprofundamento em Educação do Campo, Campos I. A pesquisa foi desenvolvida de acordo com as seguintes etapas: Levantamento dos Trabalhos de Conclusão de Curso defendidos e aprovados no período de 2009 a 2019; Catalogação dos TCC, a partir dos seguintes critérios: título, autor, orientador, tema de pesquisa, objetivos, questão(ões) da pesquisa, tipo de pesquisa, instrumento de pesquisa, sujeitos da pesquisa e período da defesa; Análise dos TCC a fim de delinear as temáticas pesquisadas e verificar se as temáticas desenvolvidas atendem as necessidades educacionais específicas da educação do campo. Catalogamos cento e treze pesquisas e identificamos nove temáticas. Verificamos que 59% do total de pesquisas, mais da metade, foram realizadas em escolas do campo e direcionadas as necessidades educacionais da Educação do Campo. Concluímos também que as pesquisas desenvolvidas estão de acordo com a proposta do curso, vindo a contribuir com Educação do Campo e com a consolidação da identidade do curso.
Abstract: This study had the general objective of analyzing the Course Completion Works (TCC) of the Pedagogy Course with a deepening area in Field Education of the Federal University of Paraíba, from 2009 to 2019 and specific objectives to map the Completion Works (TCC) elaborated in the period from 2009 to 2019, in the Course of Pedagogy with an area of deepening in Field Education; To catalog the Course Completion Works (TCC), based on the following criteria: theme, guideline, objectives, methodology, type of research, research subjects, period of defense; Identify the themes and the focus of research, in order to present the directions that were adopted in the research that culminated in the development of CBT. For this reason, we have based some authors such as Arroyo, Caldart, Molina (2008), Batista (2011), as well as in the official documents BRAZIL (2002, 2008, 2010a, 2010b, 2018) and UFPB (2009a, 2009b, 2010, 2011 , 2012, 2017, 2018). For this reason, we have based some authors such as Arroyo, Caldart, Molina (2008), Batista (2011), as well as in the official documents BRAZIL (2002, 2008, 2010a, 2010b, 2018) and UFPB (2009a, 2009b, 2010, 2011, 2012, 2017, 2018). Regarding the approach, the research is a quantitative-qualitative one, being configured in a descriptive and documentary research, since it has as object of study the CBs produced by the graduates of the Pedagogy Course with Area of Deepening in Field Education, Campos I. The research was developed according to the following steps: Survey of the Completion Works of course defended and approved in the period from 2009 to 2019; TCC cataloging, based on the following criteria: title, author, guideline, research theme, objectives, research question (s), type of research, research instrument, research subjects and period of defense; Analysis of CBT in order to delineate the topics researched and verify if the themes developed meet the specific educational needs of the rural education. We cataloged one hundred and thirteen surveys and identified nine topics. We cataloged one hundred and thirteen surveys and identified nine topics. We verified that 59% of the total researches, more than half, were carried out in rural schools and directed to the educational needs of Field Education. We also conclude that the research developed is in accordance with the course proposal, contributing to Field Education and consolidating the course's identity.
Keywords: Produção acadêmica
Educação do campo
Pedagogia
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação do Campo
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15107
Issue Date: 13-May-2019
Appears in Collections:TCC - Pedagogia do Campo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LCS24052019.pdf1,89 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons