Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15111
Tipo: TCC
Título: A musicalidade sobre os sujeitos do campo numa perspectiva da formação inicial
Autor(es): Silva, Stela Maris Mariano
Primeiro Orientador: Ferreira, Ana Paula Romão de Souza
Resumo: Este trabalho teve como objetivo geral analisar o conhecimento musical/artístico dos estudantes de Pedagogia do Campo sobre as conexões entre a música e os sujeitos do campo. E, como objetivos específicos buscou identificar os anseios dos estudantes envolvidos no tocante a música e a arte; Dialogar com os estudantes sobre a identidade camponesa com a música e a arte e compreender a música enquanto recurso didático de ensino para a educação contextualizada na educação do campo. O caminho metodológico foi numa perspectiva exploratória de caráter qualitativa contemplando aportes teóricos da educação do campo e da pedagogia musical através da pesquisa participante com três estudantes da Pedagogia - educação do campo que realizam atividades artísticas teatral na UFPB. E, nesse sentido, entendemos que o conhecimento desses sujeitos este pertinente ao realizarem uma conexão entre a música e uma educação contextualizada para os sujeitos do campo.
Abstract: This work aimed to analyze the musical / artistic knowledge of Pedagogia do Campo students about the connections between the music and the subjects of the field. And, as specific objectives sought to identify the yearnings of students involved in music and art; To dialogue with the students about peasant identity with music and art and to understand music as a didactic teaching resource for education contextualized in the education of the countryside. The methodological path was an exploratory perspective of qualitative character contemplating theoretical contributions of the education of the field and the musical pedagogy through the participant research with three students of the Pedagogy - education of the field that realize artistic theatrical activities in the UFPB. And, in this sense, we understand that the knowledge of these subjects is pertinent when making a connection between music and contextualized education for the subjects of the field.
Palavras-chave: Pedagogia do campo
Educação do campo
Musicalidade
Sujeitos do campo
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação do Campo
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15111
Data do documento: 16-Mai-2019
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia do Campo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SMMS24052019.pdf369,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons