Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15111| Tipo: | TCC |
| Título: | A musicalidade sobre os sujeitos do campo numa perspectiva da formação inicial |
| Autor(es): | Silva, Stela Maris Mariano |
| Primeiro Orientador: | Ferreira, Ana Paula Romão de Souza |
| Resumo: | Este trabalho teve como objetivo geral analisar o conhecimento musical/artístico dos estudantes de Pedagogia do Campo sobre as conexões entre a música e os sujeitos do campo. E, como objetivos específicos buscou identificar os anseios dos estudantes envolvidos no tocante a música e a arte; Dialogar com os estudantes sobre a identidade camponesa com a música e a arte e compreender a música enquanto recurso didático de ensino para a educação contextualizada na educação do campo. O caminho metodológico foi numa perspectiva exploratória de caráter qualitativa contemplando aportes teóricos da educação do campo e da pedagogia musical através da pesquisa participante com três estudantes da Pedagogia - educação do campo que realizam atividades artísticas teatral na UFPB. E, nesse sentido, entendemos que o conhecimento desses sujeitos este pertinente ao realizarem uma conexão entre a música e uma educação contextualizada para os sujeitos do campo. |
| Abstract: | This work aimed to analyze the musical / artistic knowledge of Pedagogia do Campo students about the connections between the music and the subjects of the field. And, as specific objectives sought to identify the yearnings of students involved in music and art; To dialogue with the students about peasant identity with music and art and to understand music as a didactic teaching resource for education contextualized in the education of the countryside. The methodological path was an exploratory perspective of qualitative character contemplating theoretical contributions of the education of the field and the musical pedagogy through the participant research with three students of the Pedagogy - education of the field that realize artistic theatrical activities in the UFPB. And, in this sense, we understand that the knowledge of these subjects is pertinent when making a connection between music and contextualized education for the subjects of the field. |
| Palavras-chave: | Pedagogia do campo Educação do campo Musicalidade Sujeitos do campo |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação do Campo |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15111 |
| Data do documento: | 16-Mai-2019 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia do Campo |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| SMMS24052019.pdf | 369,71 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
