Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15117
Tipo: TCC
Título: Preconceito racial: uma análise na Escola Municipal de Ensino Fundamental Severino Telécio da Silva (Pedras de Fogo-PB)
Autor(es): Oliveira, Núbia Kelly Lima de
Primeiro Orientador: Ferreira, Ana Paula Romão de Souza
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo principal realizar uma análise sobre o preconceito racial no ambiente escolar de uma instituição do ensino fundamental, na cidade de Pedras de Fogo-PB. Para tanto, a abordagem metodológica foi qualitativa envolvendo aportes bibliográficos e de campo realizada através de coleta de dados. Utilizamos um questionário para a obtenção dos dados e realizamos uma análise descritiva dos mesmos. Os resultados demonstram que o preconceito racial ainda é uma realidade no cotidiano da escola e que as professoras sentem falta de materiais didáticos e de inclusão da temática no Projeto Pedagógico da escola. Além disso, a nossa percepção é de que é necessário haver mais diálogos sobre o preconceito racial na escola ao longo do ano letivo e, não somente, no dia da Consciência Negra.
Abstract: The main objective of this study is to analyze racial prejudice in the school environment of a primary school in the city of Pedras de Fogo-PB. For this, the methodological approach was qualitative involving bibliographical and field contributions made through data collection. We used a questionnaire to obtain the data and performed a descriptive analysis of the data. The results show that racial prejudice is still a reality in the daily life of the school and that teachers feel the lack of didactic materials and inclusion of the theme in the Pedagogical Project of the school. In addition our perception is that there needs to be more dialogue about racial prejudice in school throughout the school year and not just on Black Consciousness Day.
Palavras-chave: Educação do campo
Preconceito racial
Educação etnicorracial
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação do Campo
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15117
Data do documento: 16-Mai-2019
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia do Campo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NKLO24052019.pdf675,35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons