Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15122
metadata.dc.type: TCC
Title: A internet é um recurso facilitador ou obstáculo no processo de ensino aprendizagem? Percepções docentes em duas escolas do campo
metadata.dc.creator: Soares, Marina Cassemiro da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Jeane Felix da
metadata.dc.description.resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como objeto de estudo o uso educativo da internet em sala de aula, com o objetivo de conhecer a percepção e a familiaridade de docentes de duas escolas do campo sobre o uso dessa ferramenta para o enriquecimento das práticas pedagógicas. A metodologia pautou-se por uma abordagem qualitativa do tipo descritiva. Os sujeitos da pesquisa foram 10 professores (as) de Escolas do Campo situadas no Município de Sobrado/PB. O instrumento de coleta de dados foi um questionário semiestruturado. Os resultados obtidos foram que os (as) profissionais pesquisados (as) encontram-se pouco preparados (as) para a utilização pedagógica da internet e do celular em suas práticas pedagógicas. Vários (as), limitam-se a entender a internet e os recursos tecnológicos como ferramentas de buscas por materiais didáticos, sem pensar em potencializar seu uso educativo em sala de aula. Nesse sentido, conclui-se que é de fundamental importância que os cursos de formação docente abordem, de modo mais amplo e significativo, o uso de tecnologias junto aos (às) docentes em formação.
Abstract: This paper aims to study the educational use of the internet in the classroom, aiming to know the perception and familiarity of teachers from two schools in the countryside on the use of these tools for the enrichment of pedagogical practices. The methodology was based on a qualitative approach of the descriptive type. The subjects of the survey were 10 teachers from countryside schools located in the city of Sobrado / PB. The data collection instrument was a semi-structured questionnaire. The results obtained were that the professionals studied were not well prepared for the pedagogical use of the internet and the mobile phone in their pedagogical practices. Many of them are limited to understanding the internet and technological resources as search tools for teaching materials, without thinking about potentializing their educational use in the classroom. In this sense, we conclude that it is of paramount importance that the teacher training courses address, in a broader and more meaningful way, the technology use with the teachers in training.
Keywords: Formação docente
Internet
Sala de aula
Uso de tecnologias
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação do Campo
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15122
Issue Date: 9-Jun-2019
Appears in Collections:TCC - Pedagogia do Campo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MCSS23052019.pdf1,09 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons