Use este identificador para citar ou linkar para este item:
                
    
    https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15122| Tipo: | TCC | 
| Título: | A internet é um recurso facilitador ou obstáculo no processo de ensino aprendizagem? Percepções docentes em duas escolas do campo | 
| Autor(es): | Soares, Marina Cassemiro da Silva | 
| Primeiro Orientador: | Silva, Jeane Felix da | 
| Resumo: | Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como objeto de estudo o uso educativo da internet em sala de aula, com o objetivo de conhecer a percepção e a familiaridade de docentes de duas escolas do campo sobre o uso dessa ferramenta para o enriquecimento das práticas pedagógicas. A metodologia pautou-se por uma abordagem qualitativa do tipo descritiva. Os sujeitos da pesquisa foram 10 professores (as) de Escolas do Campo situadas no Município de Sobrado/PB. O instrumento de coleta de dados foi um questionário semiestruturado. Os resultados obtidos foram que os (as) profissionais pesquisados (as) encontram-se pouco preparados (as) para a utilização pedagógica da internet e do celular em suas práticas pedagógicas. Vários (as), limitam-se a entender a internet e os recursos tecnológicos como ferramentas de buscas por materiais didáticos, sem pensar em potencializar seu uso educativo em sala de aula. Nesse sentido, conclui-se que é de fundamental importância que os cursos de formação docente abordem, de modo mais amplo e significativo, o uso de tecnologias junto aos (às) docentes em formação. | 
| Abstract: | This paper aims to study the educational use of the internet in the classroom, aiming to know the perception and familiarity of teachers from two schools in the countryside on the use of these tools for the enrichment of pedagogical practices. The methodology was based on a qualitative approach of the descriptive type. The subjects of the survey were 10 teachers from countryside schools located in the city of Sobrado / PB. The data collection instrument was a semi-structured questionnaire. The results obtained were that the professionals studied were not well prepared for the pedagogical use of the internet and the mobile phone in their pedagogical practices. Many of them are limited to understanding the internet and technological resources as search tools for teaching materials, without thinking about potentializing their educational use in the classroom. In this sense, we conclude that it is of paramount importance that the teacher training courses address, in a broader and more meaningful way, the technology use with the teachers in training. | 
| Palavras-chave: | Formação docente Internet Sala de aula Uso de tecnologias | 
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | 
| Idioma: | por | 
| País: | Brasil | 
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba | 
| Sigla da Instituição: | UFPB | 
| Departamento: | Educação do Campo | 
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | 
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | 
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15122 | 
| Data do documento: | 9-Jun-2019 | 
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia do Campo | 
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| MCSS23052019.pdf | 1,09 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | 
Este item está licenciada sob uma 
Licença Creative Commons
     
    

