Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15123
metadata.dc.type: TCC
Title: O ensino de ciências na escola municipal de ensino fundamental “João Paulo II”
metadata.dc.creator: Lima, Maria Santana de
metadata.dc.contributor.advisor1: Costa, Ricardo de Carvalho
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho teve como objetivo geral analisar o ensino de Ciências na Escola Municipal de Ensino Fundamental “João Paulo II”. Como objetivos específicos, identificar as possíveis dificuldades no ensino de ciências, levantar as estratégias pedagógicas do ensino de ciências e conhecer a didática desenvolvida nas aulas de ciências na referida escola. A pesquisa se insere nos pressupostos metodológicos da pesquisa qualitativa, observando, coletando e fazendo análises de dados, com caráter exploratório. Quanto à coleta de dados, utilizou-se a entrevista semiestruturada, que foi aplicada com 3 professores do ensino fundamental que atuam na supracitada escola, localizada em Roma, zona rural do município de Bananeiras – PB. Os resultados foram divididos em quatro categorias: Trabalhando a realidade do aluno na sala de aula; Metodologia e dedicação no planejamento das aulas; Motivação e dificuldades enfrentadas na aula de ciências; Interdiciplinalidade na aula de ciências. Os resultados dessa pesquisa mostraram que os professores sabem a importância de se trabalhar com a realidade do aluno e com aulas práticas fora e dentro da escola, com experimentos. Constatou-se que eles até tentam inovar em suas aulas, mas as dificuldades são grandes, como a falta de recursos, espaços e tempo. Podemos, assim, levantar importantes reflexões sobre o trabalho com a realidade do aluno e a importância de experiências e aulas práticas.
Abstract: This work had as general objective to analyze the teaching of sciences in the Municipal School of Elementary Education "João Paulo II". As specific objectives, identify the possible difficulties in teaching science, raise the pedagogical strategies of science teaching and know the Didactics developed in science classes in the mentioned school. The research is inserted in the methodological assumptions of qualitative research, observing, collecting and analyzing data, with exploratory character. As for data collection, the semi-structured interview was used, which was applied to three elementary school teachers who work in the mentioned schools, located in Roma, rural area of the municipality of Bananeiras-PB. The results were divided into four categories: working the student's reality in the classroom; Methodology and dedication in the planning of classes; Motivation and difficulties faced in science class; Interdiciplinality in science class. The results of this research showed that teachers know the importance of working with the student's reality and with practical classes outside and inside the school, with experiments. It was found that they even try to innovate their classes, but the difficulties are great, such as lack of resources, spaces and time. We can thus raise important reflections on the work with the student's reality and the importance of practical experiences and lessons.
Keywords: Educação do campo
Ensino - ciências
Aula prática
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação do Campo
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15123
Issue Date: 9-May-2019
Appears in Collections:TCC - Pedagogia do Campo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MSL22052019.pdf4,31 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons