Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15134| Tipo: | TCC |
| Título: | Contribuições dos jogos e brincadeiras para o ensino e aprendizagem de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental |
| Autor(es): | Pompeu, Cristina da Silva |
| Primeiro Orientador: | Menezes, Ana Célia Silva |
| Resumo: | A presente pesquisa foi construída a partir da seguinte indagação: Quais as contribuições dos jogos e brincadeiras para o ensino e aprendizagem de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental? Nosso objetivo geral é analisar a importância dos jogos e brincadeiras no ensino da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Queremos ainda: refletir sobre os objetivos do ensino da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental; Verificar qual a importância que o professor(a) atribui ao ensino de matemática e como o desenvolvem em sala de aula; Identificar se (e como) acontece o uso dos jogos e brincadeiras no ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Como base para o estudo adotamos os seguintes teóricos Ribeiro (2009), Starepravo (2009), Soares (2009). Trata-se de uma pesquisa de campo, descritiva, de abordagem qualitativa, que envolve cinco professores de uma escola pública do município de Taperoá-PB como instrumentos, foi utilizado questionário e observação. Como resultado observamos que todos as professoras sempre que possível utilizam algum recurso metodológico nas suas aulas de matemática, a pesquisa também evidenciou que quando se utilizou o ábaco as crianças interagiram mais, houve socialização e respeito mutuo entre outros fatos. Destacamos então como resultados da pesquisa que os jogos contribuem de forma significativa no ensino e aprendizagem de matemática, pois os alunos interagem mais, assim como sua atenção é maior, bem como a socialização e o debate entre as crianças; Desenvolve-se mais o raciocínio lógico e valores como aceitar ganhar ou perder, respeitando o resultado do jogo. Constatamos ainda que sempre que possível os professores introduzem os jogos e brincadeiras como ferramentas de ensino e aprendizagem, o que acontece no mínimo uma vez por semana e dão e valorizam essa ferramenta metodológica. |
| Abstract: | The present research was constructed from the following question: What are the contributions of games and games to the teaching and learning of mathematics in the initial years of elementary school? Our general objective is to analyze the importance of games and jokes in the teaching of mathematics in the initial years of elementary school. We also want to: reflect on the objectives of mathematics teaching in the initial years of elementary school; To verify the importance that the teacher attributes to the teaching of mathematics and how it develops it in the classroom; Identify if (and how) happens the use of games and games in mathematics teaching in the initial years of elementary school. Based on the study, we adopted the following theorists Ribeiro (2009), Starepravo (2009), Soares (2009). This is a descriptive field research with a qualitative approach involving five teachers from a public school in the municipality of Taperoá-pb. As instruments, a questionnaire and observation were used. As a result, we observed that all teachers, whenever possible, used some methodological resources in their math classes, the research also showed that when the abacus was used the children interacted more, there was socialization and mutual respect among other facts. The study focused on differentiated methodological discussions, such as games and games in the school environment as a proposal to help students' educational development, a fact that deserves attention of the teachers of this municipality. |
| Palavras-chave: | Lúdico Ensino - matemática Ensino - aprendizagem Matemática - lúdico |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15134 |
| Data do documento: | 6-Jun-2019 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| CSP02072019.pdf | 1,04 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
