Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15135
metadata.dc.type: TCC
Title: Construções de gênero na educação infantil: uma análise na escola do município do Cabo de Santo Agostinho/ PE
metadata.dc.creator: Martiniano, Elaine da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Lins, Mariana
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa intitulada CONSTRUÇÕES DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Uma análise na escola do município do Cabo de Santo Agostinho/ PE, tem por objetivo geral analisar as construções de gênero na educação infantil em uma escola do município do Cabo/PE. A metodologia empregada na pesquisa consistiu em um estudo de campo com a intenção de observar fatos e fenômenos exatamente como ocorre no real, tratando-se desse modo de uma pesquisa de estudo explicativo. O instrumento de coleta de informações que regeu a pesquisa foi o questionário composto com dez abertas para as envolvidas na pesquisa pudessem expor seus pensamentos e opiniões com certa liberdade. Para aplicação do questionário foi necessário à participação de seis professoras que lecionam em classe de educação infantil em uma escola pública do município de Cabo/ PE. Dentre os resultados alcançados ressaltamos que: as questões de gênero surgem na educação infantil no dia-dia em sala de aula, no relacionamento entre professora-aluno- aluna, mesmo sem um planejamento preliminar; os alunos e alunas são tratados igualmente em atividades diárias, brincadeiras, etc.; mesmo sem a inclusão das questões de gênero não serem discutidas no planejamento escolar e nas formações de rede, as professoras procuram desenvolver uma prática diária significativa nas quais as crianças possam desenvolver ações de igualdade, respeito, solidariedade, etc.
Abstract: The present research entitled GENDER CONSTRUCTIONS IN CHILDREN EDUCATION: An analysis in the school of the municipality of Cabo de Santo Agostinho / PE, has the general objective to analyze the constructions of gender in the education of children in a school in the municipality of Cabo / PE. The methodology used in the research consisted of a field study with the intention of observing facts and phenomena exactly as it occurs in the real, being this way a research of explanatory study. The instrument of information gathering that ruled the research was the questionnaire composed with ten open to those involved in the research could expose their thoughts and opinions with certain freedom. For the application of the questionnaire it was necessary to the participation of six teachers who teach in kindergarten class in a public school in the municipality of Cabo / PE. Among the results achieved, we highlight that: gender issues arise in day-to-day classroom education in the relationship between teacher-student-student, even without preliminary planning; students are also treated in daily activities, games, etc.; even without the inclusion of gender issues in school planning and network formation, teachers seek to develop a meaningful daily practice in which children can develop actions of equality, respect, solidarity, etc.
Keywords: Educação infantil - gênero
Construção de gênero - criança
Educação infantil
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15135
Issue Date: 18-Dec-2018
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - Virtual

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ESM03072019.pdf475,8 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons