Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15154
metadata.dc.type: TCC
Title: A educação de jovens e adultos e a perspectiva do alfabetizar letrando
metadata.dc.creator: Adelaide, Edvânia Vieira
metadata.dc.contributor.advisor1: Lima, Ivana Maria Medeiros de
metadata.dc.description.resumo: Alfabetizar na perspectiva do letramento é hoje um ato fundamental para a formação do cidadão. Entretanto, não é o que vemos nas salas de aula da EJA. Desse modo, o trabalho busca entender porque é necessário que a alfabetização na EJA fundamente-se na perspectiva do letramento, bem como compreender a importância da alfabetização a partir do viés do letramento, refletir sobre as transformações ocorridas no processo de alfabetização, compreender os conceitos entre alfabetização e letramento e analisar o papel do alfabetizador e sua importância nesse processo. A pesquisa é bibliográfica, pois priorizou reunir dados, fatos e conceitos articulados à teoria estudada. Temos como fontes documentais os livros Alfabetizar Letrando na EJA (2010), organizado por Telma Ferraz Leal, Eliana Borges Correia de Albuquerque e Artur Gomes de Morais; Mediação Pedagógica na Alfabetização de Jovens e Adultos (2009), tendo como organizadores Ana Maria Soek, Sonia M. C. Haracemiv e Tânia Stoltz; Primeiras Letras Alfabetização de jovens e adultos em espaços populares (2010), de Marlene Carvalho; e por fim, Alfabetização de Letramento na sala de aula (2009), organizadores Maria Lúcia Castanheira, Francisca Izabel Pereira Maciel e Raquel Márcia Fontes Martins. Sendo possível concluir que mesmo com todas as etapas ocorridas na alfabetização da EJA, ela ainda apresenta práticas conturbadas, priorizando apenas a decodificação de palavras, quando poderia conciliar o letramento e trabalhar também a conscientização cidadã.
Abstract: Literacy in the perspective of literacy is now a fundamental act for the formation of the citizen. However, it is not what we see in EJA classrooms. Thus, the work seeks to understand why it is necessary for literacy in the EJA to be based on the perspective of literacy, as well as to understand the importance of literacy from the literacy bias, to reflect on the transformations occurred in the literacy process, to understand the concepts between literacy and literacy and to analyze the role of the literacy teacher and its importance in this process. The research is bibliographical, since it prioritized to collect data, facts and concepts articulated to the studied theory. We have as documentary sources the books Alphabetizar Letrando in EJA (2010), organized by Telma Ferraz Leal, Eliana Borges Correia de Albuquerque and Artur Gomes de Morais; Pedagogical Mediation in the Literacy of Youths and Adults (2009), organized by Ana Maria Soek, Sonia M. C. Haracemiv and Tânia Stoltz; First Letters Literacy of young people and adults in popular spaces (2010), by Marlene Carvalho; and finally, Literacy Literacy in the classroom (2009), organizers Maria Lúcia Castanheira, Francisca Izabel Pereira Maciel and Raquel Márcia Fontes Martins. It is possible to conclude that even with all the stages of EJA literacy, she still presents troubled practices, prioritizing only the decoding of words, when she could reconcile literacy and also work on citizen awareness.
Keywords: Alfabetização
Letramento
Educação de jovens e adultos
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15154
Issue Date: 13-Jun-2018
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - Virtual

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EVA05022019.pdf604,09 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons