Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15216
Tipo: Dissertação
Título: Jogos digitais e probabilidades: uma possibilidade de ensino interdisciplinar
Autor(es): Nascimento, Josevandro Barros
Primeiro Orientador: Bezerra, Sérgio de Carvalho
Segundo Orientador: Santos, Jaqueline Aparecida Foratto Lixandrão
Resumo: A presente pesquisa de mestrado fundamenta-se nas pesquisas em Educação Matemática e Ciências e Modelagem Matemática. Teve como objetivo geral desenvolver jogos pedagógicos digitais para o ensino de probabilidade em uma perspectiva interdisciplinar com alunos do Ensino Fundamental. Como objetivos especí?cos busca analisar às indicações das pesquisas na área da Educação/Educação Matemática/Ensino de Ciências quanto ao ensino de probabilidade para o desenvolvimento de jogos pedagógicos digitais, além disso, observar se há motivação dos alunos do 6o ano do Ensino Fundamental no processo de ensino e aprendizagem de probabilidade frente aos jogos pedagógicos digitais Roleta Probabilística e Meteoritos. Para alcançar tais objetivos, a metodologia presente neste estudo tem perspectiva qualitativa e foi organizada em dois momentos: (1) elaboração de dois jogos pedagógicos digitais e (2) uma sondagem que consistiu na aplicação dos jogos desenvolvidos - roleta probabilística e meteoritos - em uma turma do 6o ano do Ensino Fundamental. Ao ?nal da pesquisa foi possível perceber que a notável contribuição com a formação do pensamento probabilístico dos alunos do Ensino Fundamental. Além disso, pode ser pensado como um recurso pedagógico inclusivo, pois alunos com diferentes níveis de conhecimento matemático pode desenvolvê-lo.
Abstract: The present master’s research is based on research in Mathematics Education and Mathematical Science and Modeling. It has as general objective to develop digital pedagogical games for the teaching of probability in an interdisciplinary perspective with students of Elementary School. As speci?c objectives it seeks to analyze the indications of research in the area of Education / Mathematics Education / Science Teaching regarding the teaching of probability for the development of digital pedagogical games, in addition, to observe if there is motivation of the students of the 6th year of Elementary Education in the process of teaching and learning of probability in front of the digital pedagogical games Probabilistic Roulette and Meteorites. To achieve these objectives, the methodology present in this study has a qualitative perspective and was organized in two moments: (1) the elaboration of two digital pedagogical games and (2) a survey that consisted in the application of the developed games probabilistic roulette and meteorites - in a class of the 6th grade of Elementary School. At the end of the research it was possible to perceive that the remarkable contribution with the formation of probabilistic thinking of Elementary School students. In addition, it can be thought of as an inclusive pedagogical resource, since students with different levels of mathematical knowledge can develop it.
Palavras-chave: Educação Matemática
Jogos
Conceitos probabilísticos e modelagem matemática
Mathematical Education
Games. Probabilistic concepts and mathematical modeling
Tecnologia - Educação
Jogos Digitais
Ensino Interdisciplinar
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Informática
Programa: Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática e computacional
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15216
Data do documento: 9-Mai-2018
Aparece nas coleções:Centro de Informática (CI) - Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática Computacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Arquivototal.pdfArquivo total24,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons