Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15231
Tipo: | TCC |
Título: | Escola em foco: gênero e sexualidade a partir do olhar de estudantes de pedagogia |
Autor(es): | Lima, Ana Carolina Alves de |
Primeiro Orientador: | Silva, Jeane Félix da |
Resumo: | Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como objetivo central refletir acerca do que os/as estudantes concluintes e pré concluintes do curso de Pedagogia na Universidade Federal da Paraíba - UFPB dizem sobre a abordagem de gênero e sexualidade nas escolas. O material empírico foi produzido por meio de um questionário, cuja aplicação ocorreu de modo presencial e online. Gênero e sexualidade são tomados como construções sociais e pedagógicas, o que implica dizer que aprendemos e ensinamos sobre gênero e sobre sexualidade em diversas instâncias e relações sociais. Como resultado, é possível perceber que os/as pedagogos/as em formação concordam que as temáticas em questão precisam ser abordadas, contudo, também há resistências por parte de alguns deles/as para que essas questões sejam trabalhadas nas escolas. Assim, este TCC aponta para a importância da abordagem das questões de gênero e sexualidade, particularmente, nos currículos de formação de profissionais da Pedagogia, como forma de contribuir para a construção de uma sociedade mais equânime, respeitosa e menos desigual. |
Abstract: | This Course Completion Work (CBT) aims to reflect on what the final and pre-finishing students of the Pedagogy course at the Federal University of Paraíba (UFPB) say about the approach of gender and sexuality in schools. The empirical material was produced by means of a questionnaire, whose application took place in person and online. Gender and sexuality are taken as social and pedagogical constructs, which means that we learn and teach about gender and sexuality in various social instances and relationships. As a result, it is possible to perceive that the educators in formation agree that the issues in question need to be addressed, however, there is also resistance on the part of some of them so that these issues are worked out in the schools. Thus, this CBT points to the importance of approaching issues of gender and sexuality, particularly in the curricula of training Pedagogy professionals, as a way to contribute to the construction of a more equitable, respectful and less unequal society. |
Palavras-chave: | Educação Gênero Sexualidade Pedagogia |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15231 |
Data do documento: | 6-Mai-2019 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ACAL29052019.pdf | 629,69 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons