Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15240
Tipo: TCC
Título: A interdisciplinaridade por meio da literatura infantil: possibilidades para a formação leitora
Autor(es): Albuquerque, Girlene Araújo de
Primeiro Orientador: Miranda, Joseval dos Reis
Resumo: O referido trabalho teve como principal objetivo buscar compreender como as atividades interdisciplinares, por meio da Literatura Infantil para os alunos do 4o Ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, podem colaborar para a formação leitora, teve como objetivos específicos: analisar como a professora e alunos do 4o Ano do Ensino Fundamental percebem o trabalho interdisciplinar por meio da Literatura Infantil; identificar as reações dos alunos diante da proposta de trabalho interdisciplinar por meio da Literatura Infantil; Identificar quais aspectos da formação leitora pode ser desenvolvido a partir do trabalho interdisciplinar com a Literatura Infantil; e propor possibilidades de trabalho docente que podem ser realizados de forma interdisciplinar por meio da Literatura Infantil. Como metodologia de pesquisa, foi priorizada a abordagem qualitativa, fazendo uso da observação participante, entrevista semiestruturada e roda de conversa. A pesquisa foi realizada com uma turma do 4o Ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e sua respectiva professora. A escolha dos participantes e do local se deu através da nossa intervenção do Estágio Supervisionado do Ensino Fundamental. Para uma maior compreensão, buscamos apoio teórico nos estudos de Fazenda (1992, 2000, 2008, 2013), Japiassu (1976), Lajolo; Zilberman (1988), Lück (1994), Nogueira (1998), entre outros, para fundamentarmos sobre os conceitos que evolvem a Interdisciplinaridade. Em relação à Literatura Infantil e Formação Leitora, buscamos apoio nos estudos de Zilberman (2003, 2005), Coelho (1991, 2000), Aguiar (1991, 2001), Solé (1998), como também nos documentos oficiais, como os PCNs (1997, 2000) de Língua Portuguesa e a BNCC (2017) entre outros. Os resultados evidenciam que a professora da turma demonstrou entender sobre o real significado da interdisciplinaridade, embora aplique de forma bem limitada, por estar “presa” ao cronograma curricular previamente elaborado. Através das intervenções na turma as quais aconteceram em formato de oficinas, foi possível identificarmos que os alunos reagiram de forma positiva, e por meio dessa pesquisa, mostramos que é viável trabalharmos com atividades interdisciplinares por meio da Literatura Infantil com possibilidades para a formação leitora nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Em suma, se faz necessário que os professores incluam nos seus cronogramas curriculares, a interdisciplinaridade, aqui em especial destacamos, por meio da Literatura Infantil.
Abstract: The main objective of this work was to understand how interdisciplinar, activities through Children's Literature for the 4th year of the initial years of elementar, school students can collaborate for reading development, having as Specific objectives: analyze how the teacher and students of the 4th grade of elementary school perceive interdisciplinary work through Children's Literature; identify the students’ reactions to the interdisciplinary work proposal through Children's Literature; identify which aspects of reading education can be developed from interdisciplinary work with Children's Literature; and propose possibilities of teaching work that can be performed in an interdisciplinary way through children's literature. As a research methodology, the qualitative approach was prioritized, making use of participant observation, semi-structured interview and conversation circle. The research was developed with a class of the 4th year of the initial years of elementary school and its respective teacher. The choice of participants and the venue was through ou Supervised Internship of Elementary School intervention. For a greater understanding, we seek theoretical support in the studies of Fazenda (1992, 2000, 2008, 2013), Japiassu (1976), Lajolo; Zilberman (1988), Lück (1994), Nogueira (1998), and others, to base on the concepts that evolve the interdisciplinarity. In relation to Children's Literature and Reading Development, we seek support in the studies of Zilberman (2003, 2005), Coelho (1991, 2000), Aguiar (1991, 2001), Solé (1998), as well as in official documents such as PCNs (1997, 2000) of Portuguese Language and BNCC (2017) a others. The results show that the teacher of this class demonstrated to understand about the real meaning of interdisciplinarity, although it applies in a very limited way because it is "trapped" in the previously elaborated curricular schedule. Through the interventions in the class that happened in the form of workshops, it was possible to identify that the students reacted positively, and through this research, we show that it is feasible to work with interdisciplinary activities through the Children's Literature with possibilities for reading formation in the early years of elementary school. In short, it is necessary that teachers include in their curricular schedules, interdisciplinarity, here, in particular, we highlight, through the Children's Literature.
Palavras-chave: Interdisciplinaridade
Literatura infantil
Formação leitora
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15240
Data do documento: 13-Mai-2019
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GAA23052019.pdf2,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons