Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15241
metadata.dc.type: TCC
Title: O ensino-aprendizagem na educação de jovens e adultos: dificuldades de professores e alunos
metadata.dc.creator: Venceslau, Fernanda André
metadata.dc.contributor.advisor1: Fonsêca, Fábio do Nascimento
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo é resultado de uma pesquisa realizada através dos estágios de prática pedagógica realizados em uma instituição de ensino na cidade de João Pessoa-PB. O objetivo deste trabalho foi observar como ocorre o ensino- aprendizagem dos alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos) no contexto da sala de aula. A referida abordagem quantitativa/qualitativa viabilizou, inicialmente, o estudo bibliográfico (Discutindo a EJA, O Processo de Ensino focado no trabalho docente, A Aprendizagem dos Alunos em sala) e, posteriormente, através da prática possibilitada pelos estágios, a pesquisa in loco com tais sujeitos no ambiente escolar. Isso, como demonstração e comparação entre o que ocorre entre a teoria e a prática. Sem deixar de considerar que as dificuldades neste contexto da EJA, possam ser explicitadas e melhoradas para a consecução de uma educação transformadora.
Abstract: The present study is the result of a research carried out through the stages of pedagogical practice carried out in a teaching institution in the city of João Pessoa- PB. The objective of this study was to observe how teaching-learning of EJA students (Youth and Adult Education) occurs in the context of the classroom. The above- mentioned quantitative / qualitative approach made the bibliographic study possible (Discussing EJA, The Teaching Process focused on teaching work, Student Learning in the classroom) and later, through the practice made possible by the internships, the in situ research with such subjects in the school environment. This, as a demonstration and comparison between what happens between theory and practice. While noting that the difficulties in this context of the EJA can be explained and improved for the achievement of a transformative education.
Keywords: Educação de jovens e adultos
Ensino - aprendizagem
Dificuldades de aprenizagem
Educação
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15241
Issue Date: 16-May-2019
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - CE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FAV09082019.pdf1,01 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons