Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15252
Tipo: TCC
Título: Perspectiva do lúdico para a aprendizagem na educação infantil
Autor(es): Silva, Maria Renaly da
Primeiro Orientador: Ramos, Isolda Ayres Viana
Resumo: Este trabalho tem como tema “Perspectiva do lúdico para a aprendizagem na Educação Infantil” cujo objetivo principal foi compreender a importância da ludicidade na aprendizagem e desenvolvimento da criança. Justifica-se a escolha desse tema, por entender que as crianças quando participam de atividades lúdicas, desenvolvem novas habilidades, adquirem novos conhecimentos de uma forma natural e prazerosa. Visando a realidade a qual vivemos, a escola é o espaço mais adequado para se promover a ludicidade infantil e para que isso aconteça, precisa-se de professores atuantes, estudiosos e dedicados. O objetivo específico é identificar o processo ensino aprendizagem de forma agradável e lúdica, fazendo com que a criança se desenvolva através dos movimente, do brincar e da diversão, pois isso estimula novas habilidades e ocorre a aquisição de novos conhecimentos de uma forma natural e prazerosa. O processo de desenvolvimento da pesquisa se deu em várias etapas, visando cumprir os objetivos propostos. Os recursos necessários foram vários tanto humanos como materiais. Através deste estudo, pode-se perceber o quanto é importante o professor observar o desenvolvimento social, cultural, psicomotor, e cognitivo através de atividades lúdicas. Os autores de maior relevância que contribuíram para a fundamentação teórica deste trabalho foram: Piaget (1971), com sua concepção do desenvolvimento infantil através dos esquemas de acomodação e assimilação e os estágios da criança, Vygotsky (1998), Rojas (2018), entre outros. Por fim, a ludicidade promove a aprendizagem em todas as faixas etárias, o desenvolvimento das crianças fica mais aflorado, e isso se deve também a metodologia dos professores, pois, estes devem se adequar e fazer a diferença na sala de aula, reelaborando os espaços de aprendizagens onde torna a criança protagonista do seu conhecimento.
Abstract: This work has as its theme "Teaching the playful to a learning in Childhood Education". A choice of theme is justified because it understands that when children participate in play activities, they develop new skills, they acquire new knowledge in a natural and enjoyable way. Aiming at reality and vividness, the school is better suited to develop a childish playfulness and for that to happen, one needs their active, studious and dedicated teachers. The goal is to develop the learning process in a pleasant and playful way, making the child develop an activity of playing, having fun and having fun. . The process of research development took place in several stages, aiming to fulfill the proposed objectives. The resources were used in both human and material. The evaluation will be continuous and systematic, aiming at a non-social, cultural, psychomotor and cognitive observation through play activities. The authors of greater relevance for the project are Piaget, with its creation of children's style through the schemes of accommodation and assimilation and the stages of the child. Vygotsky, Rojas and others. Finally, playfulness promotes learning in all age groups, the development of children is more developed, and this is also due to the methodology of teachers, as these should suit and make a difference in the classroom, reworking the spaces of learning where it makes the child the protagonist of his knowledge.
Palavras-chave: Lúdico - jogos e brincadeiras
Educação infantil
Professor - educação Infantil
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15252
Data do documento: 29-Mai-2019
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MRS29052019.pdf851,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons