Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15258
Tipo: TCC
Título: Imagens e educação das relações étnico-raciais: uma reflexão em livro didático da EJA
Autor(es): Silva, Izabel Raimundo da
Primeiro Orientador: Sardelich, Maria Emilia
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem por objetivo conectar imagens de um livro didático da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) para uma reflexão sobre a Educação das Relações Étnico-Raciais. O estudo se realizou a partir dos fundamentos do campo de estudo da Cultura Visual a fim de problematizar o uso de imagens nos livros didáticos. Em relação aos seus objetivos, trata-se de um estudo exploratório realizado por meio de uma pesquisa bibliográfica. As principais fontes teóricas utilizadas foram: Duncun (2010), Hernández (2007), Sardelich (2006). O estudo realizado conclui que o livro didático da modalidade EJA utiliza as imagens como ilustração do conteúdo apresentado, sem indicação para a leitura ou discussão das mesmas. O conjunto de imagens exploradas neste estudo se conecta com a narrativa da expansão colonizadora europeia desde o século XVI que alimenta a visão do homem branco, cristão e ocidental.
Abstract: Este trabajo de Conclusión de Curso (TCC) tiene por objetivo conectar imágenes de un libro didáctico de la modalidad Educación de Jóvenes y Adultos (EJA) para una reflexión sobre la Educación de las Relaciones Étnico-Raciales. El estudio se realizó a partir de los fundamentos del campo de estudio de la Cultura Visual, a fin de problematizar el uso de imágenes en los libros didácticos. Con relación a sus objetivos, se trata de un estudio exploratorio realizado por medio de una investigación bibliográfica. Las principales fuentes teóricas utilizadas fueron: Duncun (2010), Hernández (2007), Sardelich (2006). El estudio realizado concluye que el libro didáctico de la modalidad EJA utiliza las imágenes como ilustración del contenido presentado, sin indicación para la lectura o discusión de las mismas. El conjunto de imágenes exploradas en este estudio se conecta con la narrativa de la expansión colonizadora europea desde el siglo XVI que alimenta la visión del hombre blanco, cristiano y occidental.
Palavras-chave: Livro didático
Relações étnico-raciais
Educação de jovens e adultos
Cultura visual
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15258
Data do documento: 10-Mai-2019
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IRS23052019.pdf3,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons