Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15260
Tipo: TCC
Título: As representações sociais dos licenciandos em matemática da UFPB acerca do componente curricurar didática
Autor(es): Gomes, Isabel Cristina Soares
Primeiro Orientador: Ferreira, Vinicius Varella
Resumo: A presente pesquisa dedicou-se ao estudo da Didática tendo como objetivo analisar as Representações Sociais dos licenciandos em Matemática da UFPB acerca do componente curricular Didática. Foram realizados questionários e entrevistas com duas turmas da licenciatura em matemática da Universidade Federal da Paraíba que cursavam o componente curricular de Estágio 1, no período letivo de 2018.2. O interesse em debater a respeito dessa temática se deu através do estudo realizado no PROLICEN sobre a formação de professores, identificando através desses estudos um distanciamento entre teoria e prática de ensino, surgindo assim à intenção de estudar como a Didática está sendo observada pelos graduandos da Licenciatura em Matemática. Em busca de responder ao objetivo do trabalho recorremos a autores como: Libâneo (2013), Tardif (2014), Zabala (1998), dentre outros, e utilizamos como aporte teórico metodológico a Teoria das Representações Sociais de Moscovici (2010), sendo está uma teoria cientifica direcionada ao estudo de um fenômeno acima de tudo psicossocial, ou seja, um fenômeno interligado ao senso comum, sendo formado com processos de pensamento, lógicos e racionais, mas também emocionais e não conscientes, que acabam por determinar as atitudes e os comportamentos dos sujeitos. Os achados da pesquisa demonstram que os estudantes ancoram as suas representações, acerca do componente curricular Didática, na ideia de que a disciplina está baseada em formas, maneiras, métodos e técnicas de ensino que servem para transmitir o conhecimento, visando um aproveitamento satisfatório dos alunos.
Abstract: No abstract
Palavras-chave: Didática
Formação docente
Licenciatura em matemática
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15260
Data do documento: 10-Mai-2019
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ICSG29052019.pdf968,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons