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metadata.dc.type: TCC
Title: Tecnologias da informação e comunicação na formação docente para a educação de pessoas jovens, adultas e idosas: desafios e possibilidades
metadata.dc.creator: Lira, Jéssica Rodrigues Anizio
metadata.dc.contributor.advisor1: Ireland, Timothy Denis
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho tem como objetivo geral analisar as contribuições das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) para a formação inicial e continuada de professores/as da Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas (EPJAI). Este estudo foi desenvolvido durante a execução da atividade extensionista na Cátedra UNESCO de Educação de Jovens e Adultos (EJA), entre os anos de 2018 e 2019. A principal ferramenta de trabalho utilizada na extensão foi a internet, como fonte, veículo e ferramenta de produção e disseminação de conhecimentos, através de novos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), como sites, plataformas online e Redes Sociais. A pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso exploratório que teve como instrumento gerador de dados um questionário semiestruturado, contendo 5 perguntas fechadas e 10 abertas, além dos contabilizadores de acessos e dados das ferramentas digitais utilizadas. O público participante da pesquisa foi composto por 102 pessoas envolvidas nas atividades da Cátedra no ano de 2018. Dentre eles, 72 são estudantes de graduação, 13 de pós-graduação, 1 é aluno da EPJAI, 6 são professores/as do ensino superior, 3 da EPJAI (presencial/a distância),1 do ensino fundamental, 2 são assessoras pedagógicas da EPJAI, 1 é Coordenadora de Rede da EPJAI e 3 são Gestoras. Para Santos (1996) é primordial analisarmos o processo de globalização sob a perspectiva educacional, pois este trouxe alterações significativas nas relações das pessoas entre si, e com o meio físico e social, com a influência das mídias digitais. Por esta razão justifica-se a importância de pensar estratégias formativas através das ferramentas digitais disponíveis na rede com o advento da cibercultura (SOARES, 2002). Ao longo do trabalho discutiremos sobre os aspectos legais e educacionais que marcaram a EPJAI no Brasil, desde a promulgação da Constituição Federal de 1988, até os dias atuais, a história das Cátedras da UNESCO e suas contribuições para a educação na era digital, o processo de globalização e suas implicações para a educação na contemporaneidade e a análise sobre os desafios e possibilidades que se abrem para a formação docente a partir da utilização do conceito de mídia-educação na prática pedagógica e auto formativa de professores/as. Com este estudo evidenciou-se que as TIC contribuem para a melhoria do trabalho docente em três aspectos: adequação de materiais, contextualização de conteúdos e auto formação de educadores. Através disso se pode mudar a lógica organizacional da sala de aula (que conhecemos desde a criação da instituição escolar no Brasil) e pensa-la sob uma ótica “invertida”, na qual o foco de atuação não se prenda exclusivamente aos métodos de ensino, mas na avaliação docente sobre as maneiras mais adequadas para desenvolver as potencialidades de cada estudante, organizando, planejando e intervindo para atender as necessidades específicas dos alunos/as. Nessa perspectiva o ensino pode ocorrer em espaços presenciais ou virtuais, pois o foco do trabalho docente não está no lugar onde o aluno/a aprende, e sim no modo como ele/a aprende e quais os melhores recursos para facilitar a mediação da aprendizagem para uma educação que possibilite a autonomia dos sujeitos.
Abstract: This work has as general objective to analyze the contributions of Information and Communication Technologies (ICT) for the initial and continuous training of teachers of Education of Young People, Adults and the Elderly (EPJAI). This study was developed during the execution of the extension activity in the UNESCO Chair of Youth and Adult Education (EJA), between the years 2018 and 2019. The main work tool used in the extension was the Internet, as a source, vehicle and tool of production and dissemination of knowledge through new Virtual Learning Environments (AVA), such as sites, online platforms and Social Networks. The research is characterized as an exploratory case study that had as a data generator a semi-structured questionnaire, containing 5 closed and 10 open questions, besides the access and data accountants of the digital tools used. The public that participated in the research was composed of 102 people involved in the activities of the Chair in 2018. Among them, 72 are undergraduate students, 13 graduate students, 1 is a student of EPJAI, 6 are university teachers, 3 of EPJAI (face-to-face), 1 from elementary school, 2 are pedagogical advisors from EPJAI, 1 is Network Coordinator from EPJAI and 3 are Administrators. For Santos (1996) it is primordial to analyze the process of globalization from the educational perspective, since it brought about significant changes in the relations of the people among themselves, and with the physical and social environment, with the influence of the digital media. For this reason the importance of thinking about formative strategies through the digital tools available in the network with the advent of cyberculture (SOARES, 2002) is justified. Throughout the work we will discuss the legal and educational aspects that have marked the EPJAI in Brazil, from the enactment of the Federal Constitution of 1988 to the present day, the history of UNESCO Chairs and their contributions to education in the digital age, the process of globalization and its implications for contemporary education and the analysis of the challenges and possibilities that open up for teacher training from the use of the media-education concept in the pedagogical and self-training of teachers. This study showed that ICT contribute to the improvement of teaching work in three aspects: material adequacy, content contextualization and self-training of educators. Through this we can change the organizational logic of the classroom (which we have known since the creation of the school in Brazil) and think it under an "inverted" view, in which the focus of action is not limited exclusively to teaching methods, but in teacher assessment of the most appropriate ways to develop the potential of each student by organizing, planning and intervening to meet the specific needs of the students. From this perspective, teaching can take place in presential or virtual spaces, since the focus of the teaching work is not on the place where the student learns, but on the way in which he / she learns and the best resources to facilitate the mediation of learning for an education that allows the autonomy of the subjects.
Keywords: Tecnologias da Informação e Comunicação
Formação docente
Educação de jovens e adultos
Ambientes virtuais
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15266
Issue Date: 8-May-2019
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - CE

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