Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15272
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Wennya Tuanny Lira da-
dc.date.accessioned2019-08-12T17:33:55Z-
dc.date.available2019-05-28-
dc.date.available2019-08-12T17:33:55Z-
dc.date.issued2019-05-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15272-
dc.description.abstractNo abstractpt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-08-12T17:33:55Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) WTLS28052019.pdf: 947227 bytes, checksum: 2228007fca4369558313e816f66d4439 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-08-12T17:33:55Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) WTLS28052019.pdf: 947227 bytes, checksum: 2228007fca4369558313e816f66d4439 (MD5) Previous issue date: 2019-05-16en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.titleOs reflexos da discussão de gênero no processo inicial de formação da(o) pedagoga(o)pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Carvalho, Maria Eulina Pessoa de-
dc.description.resumoO presente trabalho teve como objetivo analisar a contribuição da temática de gênero no processo de formação inicial da/o pedagoga/o a partir da visão das(os) alunas(os) concluintes do curso de Pedagogia/UFPB. Para a realização desta pesquisa aplicou-se um questionário com as(os) discentes concluintes do curso no período 2018.2 com a intenção de identificar: i) o entendimento dos(as) discentes sobre a temática de gênero; ii) se o curso de Pedagogia contempla a discussão de gênero adequadamente; iii) se os(as) discentes consideram importante estudar a temática de gênero no curso; iv) como a discussão de gênero contribui na Educação. O procedimento metodológico desta pesquisa é de caráter exploratório, com abordagem quanti-qualitativa. Para a realização da análise, com base nos dados coletados, foram organizados os seguintes tópicos: caracterização do perfil das(os) discentes concluintes de Pedagogia; seu conhecimento sobre a temática de gênero; abordagem da temática de gênero no curso de Pedagogia da UFPB-campus I; aquisição de conhecimento sobre a temática de gênero; conhecimento e participação em grupos de estudo ou pesquisa relacionados à temática de gênero; e, por último, contribuição da temática de gênero na Educação. A partir das análises realizadas, visualizou-se, que o curso de Pedagogia da UFPB deixa algumas lacunas quanto à abordagem da temática de gênero, principalmente quanto a preparar o(a) futuro(a) professor(a) para trabalhar estas questões em sala de aula. A partir dessas lacunas, levantam-se algumas indagações com intuito de provocar reflexões quanto à importância da abordagem da temática de gênero no curso de Pedagogia.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
WTLS28052019.pdf925,03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons