Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15272Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Silva, Wennya Tuanny Lira da | - |
| dc.date.accessioned | 2019-08-12T17:33:55Z | - |
| dc.date.available | 2019-05-28 | - |
| dc.date.available | 2019-08-12T17:33:55Z | - |
| dc.date.issued | 2019-05-16 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15272 | - |
| dc.description.abstract | No abstract | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-08-12T17:33:55Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) WTLS28052019.pdf: 947227 bytes, checksum: 2228007fca4369558313e816f66d4439 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-08-12T17:33:55Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) WTLS28052019.pdf: 947227 bytes, checksum: 2228007fca4369558313e816f66d4439 (MD5) Previous issue date: 2019-05-16 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Formação docente | pt_BR |
| dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
| dc.subject | Currículo | pt_BR |
| dc.subject | Gênero | pt_BR |
| dc.title | Os reflexos da discussão de gênero no processo inicial de formação da(o) pedagoga(o) | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Carvalho, Maria Eulina Pessoa de | - |
| dc.description.resumo | O presente trabalho teve como objetivo analisar a contribuição da temática de gênero no processo de formação inicial da/o pedagoga/o a partir da visão das(os) alunas(os) concluintes do curso de Pedagogia/UFPB. Para a realização desta pesquisa aplicou-se um questionário com as(os) discentes concluintes do curso no período 2018.2 com a intenção de identificar: i) o entendimento dos(as) discentes sobre a temática de gênero; ii) se o curso de Pedagogia contempla a discussão de gênero adequadamente; iii) se os(as) discentes consideram importante estudar a temática de gênero no curso; iv) como a discussão de gênero contribui na Educação. O procedimento metodológico desta pesquisa é de caráter exploratório, com abordagem quanti-qualitativa. Para a realização da análise, com base nos dados coletados, foram organizados os seguintes tópicos: caracterização do perfil das(os) discentes concluintes de Pedagogia; seu conhecimento sobre a temática de gênero; abordagem da temática de gênero no curso de Pedagogia da UFPB-campus I; aquisição de conhecimento sobre a temática de gênero; conhecimento e participação em grupos de estudo ou pesquisa relacionados à temática de gênero; e, por último, contribuição da temática de gênero na Educação. A partir das análises realizadas, visualizou-se, que o curso de Pedagogia da UFPB deixa algumas lacunas quanto à abordagem da temática de gênero, principalmente quanto a preparar o(a) futuro(a) professor(a) para trabalhar estas questões em sala de aula. A partir dessas lacunas, levantam-se algumas indagações com intuito de provocar reflexões quanto à importância da abordagem da temática de gênero no curso de Pedagogia. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| WTLS28052019.pdf | 925,03 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
