Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15272
Tipo: TCC
Título: Os reflexos da discussão de gênero no processo inicial de formação da(o) pedagoga(o)
Autor(es): Silva, Wennya Tuanny Lira da
Primeiro Orientador: Carvalho, Maria Eulina Pessoa de
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo analisar a contribuição da temática de gênero no processo de formação inicial da/o pedagoga/o a partir da visão das(os) alunas(os) concluintes do curso de Pedagogia/UFPB. Para a realização desta pesquisa aplicou-se um questionário com as(os) discentes concluintes do curso no período 2018.2 com a intenção de identificar: i) o entendimento dos(as) discentes sobre a temática de gênero; ii) se o curso de Pedagogia contempla a discussão de gênero adequadamente; iii) se os(as) discentes consideram importante estudar a temática de gênero no curso; iv) como a discussão de gênero contribui na Educação. O procedimento metodológico desta pesquisa é de caráter exploratório, com abordagem quanti-qualitativa. Para a realização da análise, com base nos dados coletados, foram organizados os seguintes tópicos: caracterização do perfil das(os) discentes concluintes de Pedagogia; seu conhecimento sobre a temática de gênero; abordagem da temática de gênero no curso de Pedagogia da UFPB-campus I; aquisição de conhecimento sobre a temática de gênero; conhecimento e participação em grupos de estudo ou pesquisa relacionados à temática de gênero; e, por último, contribuição da temática de gênero na Educação. A partir das análises realizadas, visualizou-se, que o curso de Pedagogia da UFPB deixa algumas lacunas quanto à abordagem da temática de gênero, principalmente quanto a preparar o(a) futuro(a) professor(a) para trabalhar estas questões em sala de aula. A partir dessas lacunas, levantam-se algumas indagações com intuito de provocar reflexões quanto à importância da abordagem da temática de gênero no curso de Pedagogia.
Abstract: No abstract
Palavras-chave: Formação docente
Pedagogia
Currículo
Gênero
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15272
Data do documento: 16-Mai-2019
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
WTLS28052019.pdf925,03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons