Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15272| Tipo: | TCC |
| Título: | Os reflexos da discussão de gênero no processo inicial de formação da(o) pedagoga(o) |
| Autor(es): | Silva, Wennya Tuanny Lira da |
| Primeiro Orientador: | Carvalho, Maria Eulina Pessoa de |
| Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo analisar a contribuição da temática de gênero no processo de formação inicial da/o pedagoga/o a partir da visão das(os) alunas(os) concluintes do curso de Pedagogia/UFPB. Para a realização desta pesquisa aplicou-se um questionário com as(os) discentes concluintes do curso no período 2018.2 com a intenção de identificar: i) o entendimento dos(as) discentes sobre a temática de gênero; ii) se o curso de Pedagogia contempla a discussão de gênero adequadamente; iii) se os(as) discentes consideram importante estudar a temática de gênero no curso; iv) como a discussão de gênero contribui na Educação. O procedimento metodológico desta pesquisa é de caráter exploratório, com abordagem quanti-qualitativa. Para a realização da análise, com base nos dados coletados, foram organizados os seguintes tópicos: caracterização do perfil das(os) discentes concluintes de Pedagogia; seu conhecimento sobre a temática de gênero; abordagem da temática de gênero no curso de Pedagogia da UFPB-campus I; aquisição de conhecimento sobre a temática de gênero; conhecimento e participação em grupos de estudo ou pesquisa relacionados à temática de gênero; e, por último, contribuição da temática de gênero na Educação. A partir das análises realizadas, visualizou-se, que o curso de Pedagogia da UFPB deixa algumas lacunas quanto à abordagem da temática de gênero, principalmente quanto a preparar o(a) futuro(a) professor(a) para trabalhar estas questões em sala de aula. A partir dessas lacunas, levantam-se algumas indagações com intuito de provocar reflexões quanto à importância da abordagem da temática de gênero no curso de Pedagogia. |
| Abstract: | No abstract |
| Palavras-chave: | Formação docente Pedagogia Currículo Gênero |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15272 |
| Data do documento: | 16-Mai-2019 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| WTLS28052019.pdf | 925,03 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
