Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15287
metadata.dc.type: TCC
Title: Relação intergeracional na educação de jovens e adultos
metadata.dc.creator: Costa, Rodrigo dos Santos Andrade da
metadata.dc.contributor.advisor1: Furtado, Quezia Vila Flor
metadata.dc.description.resumo: O referido trabalho tem como o objetivo identificar as diferentes faixas etárias presentes dentro da sala de aula da EJA, para então poder compreender a relação entre os alunos de diferentes idades, e por fim analisar as potencialidades e dificuldades das diferentes faixas etárias no processo de ensino aprendizagem. Os sujeitos da pesquisa são os jovens, adultos e idosos que dividem o espaço da sala de aula da EJA. Para isso foi realizado uma pesquisa qualitativa e bibliográfica utilizando a técnica de observação e como instrumento de pesquisa o questionário que foi aplicado com alunos e professores da turma de EJA no ciclo V. A pesquisa foi realizada na Escola cidadã Integral José do Patrocínio, localizada no Funcionários 2, com dois alunos de cada faixa etária, totalizando seis alunos questionados e com quatro professores. Após as análises podemos constatar á respeito desse conflito, respostas bastante positiva onde jovens, adultos e idosos tem uma relação harmoniosa e de ajuda mútua, mostrando que é sim possível uma relação entre distintas faixas etárias, e que seja uma relação extremamente produtiva para o dia a dia dentro de sala de aula, vale pontuar a falta de capacitação dos professores antes de adentrar nessa realidade de diversidade, muito atribuído a falta de formação continuada ofertada com a referida temática e na formação inicial dos mesmos.
Abstract: O referido trabalho tem como o objetivo identificar as diferentes faixas etárias presentes dentro da sala de aula da EJA, para então poder compreender a relação entre os alunos de diferentes idades, e por fim analisar as potencialidades e dificuldades das diferentes faixas etárias no processo de ensino aprendizagem. Os sujeitos da pesquisa são os jovens, adultos e idosos que dividem o espaço da sala de aula da EJA. Para isso foi realizado uma pesquisa qualitativa e bibliográfica utilizando a técnica de observação e como instrumento de pesquisa o questionário que foi aplicado com alunos e professores da turma de EJA no ciclo V. A pesquisa foi realizada na Escola cidadã Integral José do Patrocínio, localizada no Funcionários 2, com dois alunos de cada faixa etária, totalizando seis alunos questionados e com quatro professores. Após as análises podemos constatar á respeito desse conflito, respostas bastante positiva onde jovens, adultos e idosos tem uma relação harmoniosa e de ajuda mútua, mostrando que é sim possível uma relação entre distintas faixas etárias, e que seja uma relação extremamente produtiva para o dia a dia dentro de sala de aula, vale pontuar a falta de capacitação dos professores antes de adentrar nessa realidade de diversidade, muito atribuído a falta de formação continuada ofertada com a referida temática e na formação inicial dos mesmos.
Keywords: Educação de jovens e adultos
Conflito intergeracional
Idosos - educação
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15287
Issue Date: 16-May-2019
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - CE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RSAC28052019.pdf533,71 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons