Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15287| Tipo: | TCC |
| Título: | Relação intergeracional na educação de jovens e adultos |
| Autor(es): | Costa, Rodrigo dos Santos Andrade da |
| Primeiro Orientador: | Furtado, Quezia Vila Flor |
| Resumo: | O referido trabalho tem como o objetivo identificar as diferentes faixas etárias presentes dentro da sala de aula da EJA, para então poder compreender a relação entre os alunos de diferentes idades, e por fim analisar as potencialidades e dificuldades das diferentes faixas etárias no processo de ensino aprendizagem. Os sujeitos da pesquisa são os jovens, adultos e idosos que dividem o espaço da sala de aula da EJA. Para isso foi realizado uma pesquisa qualitativa e bibliográfica utilizando a técnica de observação e como instrumento de pesquisa o questionário que foi aplicado com alunos e professores da turma de EJA no ciclo V. A pesquisa foi realizada na Escola cidadã Integral José do Patrocínio, localizada no Funcionários 2, com dois alunos de cada faixa etária, totalizando seis alunos questionados e com quatro professores. Após as análises podemos constatar á respeito desse conflito, respostas bastante positiva onde jovens, adultos e idosos tem uma relação harmoniosa e de ajuda mútua, mostrando que é sim possível uma relação entre distintas faixas etárias, e que seja uma relação extremamente produtiva para o dia a dia dentro de sala de aula, vale pontuar a falta de capacitação dos professores antes de adentrar nessa realidade de diversidade, muito atribuído a falta de formação continuada ofertada com a referida temática e na formação inicial dos mesmos. |
| Abstract: | O referido trabalho tem como o objetivo identificar as diferentes faixas etárias presentes dentro da sala de aula da EJA, para então poder compreender a relação entre os alunos de diferentes idades, e por fim analisar as potencialidades e dificuldades das diferentes faixas etárias no processo de ensino aprendizagem. Os sujeitos da pesquisa são os jovens, adultos e idosos que dividem o espaço da sala de aula da EJA. Para isso foi realizado uma pesquisa qualitativa e bibliográfica utilizando a técnica de observação e como instrumento de pesquisa o questionário que foi aplicado com alunos e professores da turma de EJA no ciclo V. A pesquisa foi realizada na Escola cidadã Integral José do Patrocínio, localizada no Funcionários 2, com dois alunos de cada faixa etária, totalizando seis alunos questionados e com quatro professores. Após as análises podemos constatar á respeito desse conflito, respostas bastante positiva onde jovens, adultos e idosos tem uma relação harmoniosa e de ajuda mútua, mostrando que é sim possível uma relação entre distintas faixas etárias, e que seja uma relação extremamente produtiva para o dia a dia dentro de sala de aula, vale pontuar a falta de capacitação dos professores antes de adentrar nessa realidade de diversidade, muito atribuído a falta de formação continuada ofertada com a referida temática e na formação inicial dos mesmos. |
| Palavras-chave: | Educação de jovens e adultos Conflito intergeracional Idosos - educação |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15287 |
| Data do documento: | 16-Mai-2019 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| RSAC28052019.pdf | 533,71 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
