Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15291
metadata.dc.type: TCC
Title: Avaliação da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental em uma escola pública de João Pessoa: ditos e feitos
metadata.dc.creator: Cunha, Suênia Roberta Ferreira de Carvalho
metadata.dc.contributor.advisor1: Santos, Elzanir dos
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho se debruça sobre as práticas avaliativas no interior de uma escola pública do município de João Pessoa- PB, com o objetivo geral de analisar os processos avaliativos nos primeiros anos do Ensino Fundamental, com os seguintes objetivos específicos: identificar os instrumentos utilizados pela professora para auxiliar nas avaliações; caracterizar os suportes pedagógicos, teóricos e documentais utilizados pela professora ao avaliar a aprendizagem das crianças; verificar a influência das avaliações nacionais no processo avaliativo dos/das estudantes. Para isso, o aporte teórico escolhido para fundamentar a pesquisa reuniu os/as seguintes autores/as: Álvarez Méndez (2002), Chueiri (2008), Luckesi (2008a; 2011b), Hoffmann (2009) e Freitas (2009). Além disso, consultei documentos oficiais, tais como: Lei de Diretrizes e Base da Educação – LDB (1996) e os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs (1997). A coleta de dados foi realizada através da pesquisa de campo com abordagem qualitativa, por meio de observação de duas turmas de 5o anos A e B compostas por 64 (sessenta e quatro) crianças no total, sendo 32 (trinta e duas) em cada sala; foi igualmente realizada uma entrevista com a professora da turma. Os resultados alcançados apontaram que a professora reconhece a importância de uma avaliação processual, no entanto as observações indicaram práticas que têm como principal objetivo atingir a nota determinada pelo sistema escolar. Em face disso, conclui-se, portanto, que a escola utiliza verificação, predominantemente, ao invés de utilizar a avaliação da aprendizagem, sendo necessário desenvolver políticas e ações a fim de problematizar e inserir nos processos avaliativos uma perspectiva de “Avaliação da aprendizagem”, não mais classificatória, e sim, inclusiva e democrática.
Abstract: This study approaches the evaluative practices in a public school from João Pessoa-PB, whose general objective is to analyze the evaluative processes in the first years of elementary school, with the following specific objectives: to identify the instruments used by the teacher to assist in the evaluations; to characterize the pedagogical supports, theoretical and documental, used by the teacher to evaluate the children learning; to verify the influence of the national evaluations in the evaluative process of the students. For this, the theoretical framework was based on the following authors: Álvarez Méndez (2002), Chueiri (2008), Luckesi (2008a; 2011b), Hoffmann (2009) and Freitas (2009). In addition, I consulted official documents, such as: Law of Directives and Basis for National Education - LDB (1996) and the National Curricular Parameters – PCNs (1997). The data collection was realized through field research with qualitative approach, by means of the observation of 5 th year A and B classes composed by 64 (sixty four) children in total, with 32 (thirty two) in each classroom; it was also realized an interview with the teacher of the class. The results pointed that the teacher recognizes the importance of a processual evaluation; however, the observations indicated practices that have the main objective of achieving the score determined by the scholar system. In the face of this, it concludes, thus, that the school uses verification, predominantly, instead of using the learning evaluation, what makes necessary to develop policies and actions in order to problematize and insert in the evaluative processes a perspective of “Learning evaluation”, no more classificatory, but inclusive and democratic.
Keywords: Ensino - aprendizagem
Avaliação educacional
Prática de ensino
Educação infantil
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15291
Issue Date: 9-May-2019
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - CE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SRFCC23052019.pdf1,08 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons