Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15292
Tipo: TCC
Título: Brinquedoteca do Centro de Educação/UFPB: enquanto espaço de formação na concepção de alunas bolsistas
Autor(es): Cirino, Suelene Virgínia dos Santos
Primeiro Orientador: Fonseca, Santuza Mônica de França Pereira da
Resumo: A Brinquedoteca é um espaço de formação na qual a teoria e a prática com crianças confluem no âmbito de uma universidade. Neste sentido, emergiu o interesse em evidenciar as suas contribuições quanto à formação dos discentes. Para tanto, o estudo tem como objetivo geral analisar a Brinquedoteca do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba enquanto espaço de formação e pesquisa. Para o alcance deste objetivo foi relevante à contribuição das brinquedistas, mediante as concepções a respeito da Brinquedoteca para a sua formação acadêmica. Dialogou- se com alguns autores, a exemplo de Cunha (2001), Santos (2000, 2009), Gomes (2003), Negrine (1994), entre outros, para uma melhor fundamentação acerca do tema escolhido. Como procedimento metodológico utilizou-se a análise bibliográfica e a pesquisa de campo. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se a observação e o questionário, com a finalidade de compreender e contextualizar o universo estudado. Ao final da análise, os resultados obtidos ressaltam que a Brinquedoteca vinculada ao desenvolvimento e aprendizagem humana, adquire um papel importante quanto à teoria e a construção da experiência prática dos acadêmicos em formação. Além do que, as contribuições ao meio formativo, estabelecem a antecipação da prática mediante o processo de reflexão da identidade profissional.
Abstract: The toy library is a training space wich the theory and practice with kids are related to the college. In this sense, emerged the interest to avaliate its contribution with their formation.This study analyses the “Brinquedoteca do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba” as a space of graduation and research. The contribution of employees was necessary to make this work. Cunha (2001), Santos (2000, 2009), Gomes (2003), Negrine (1994) are some of them that helped us to increase the arguments of our study. Bibliographic analysis and field research were the methodological procedure. Observation and questionnaire were used as instruments of data collection. In the end, the results showed that the toy library, in association with develop and human learning, is important to build a practical experience of the students.
Palavras-chave: Brinquedoteca
Formação discente
Teoria - prática
Brinquedoteca - prática educacional
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15292
Data do documento: 14-Mai-2019
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SVSC14052019.pdf1,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons