Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15292| Tipo: | TCC |
| Título: | Brinquedoteca do Centro de Educação/UFPB: enquanto espaço de formação na concepção de alunas bolsistas |
| Autor(es): | Cirino, Suelene Virgínia dos Santos |
| Primeiro Orientador: | Fonseca, Santuza Mônica de França Pereira da |
| Resumo: | A Brinquedoteca é um espaço de formação na qual a teoria e a prática com crianças confluem no âmbito de uma universidade. Neste sentido, emergiu o interesse em evidenciar as suas contribuições quanto à formação dos discentes. Para tanto, o estudo tem como objetivo geral analisar a Brinquedoteca do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba enquanto espaço de formação e pesquisa. Para o alcance deste objetivo foi relevante à contribuição das brinquedistas, mediante as concepções a respeito da Brinquedoteca para a sua formação acadêmica. Dialogou- se com alguns autores, a exemplo de Cunha (2001), Santos (2000, 2009), Gomes (2003), Negrine (1994), entre outros, para uma melhor fundamentação acerca do tema escolhido. Como procedimento metodológico utilizou-se a análise bibliográfica e a pesquisa de campo. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se a observação e o questionário, com a finalidade de compreender e contextualizar o universo estudado. Ao final da análise, os resultados obtidos ressaltam que a Brinquedoteca vinculada ao desenvolvimento e aprendizagem humana, adquire um papel importante quanto à teoria e a construção da experiência prática dos acadêmicos em formação. Além do que, as contribuições ao meio formativo, estabelecem a antecipação da prática mediante o processo de reflexão da identidade profissional. |
| Abstract: | The toy library is a training space wich the theory and practice with kids are related to the college. In this sense, emerged the interest to avaliate its contribution with their formation.This study analyses the “Brinquedoteca do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba” as a space of graduation and research. The contribution of employees was necessary to make this work. Cunha (2001), Santos (2000, 2009), Gomes (2003), Negrine (1994) are some of them that helped us to increase the arguments of our study. Bibliographic analysis and field research were the methodological procedure. Observation and questionnaire were used as instruments of data collection. In the end, the results showed that the toy library, in association with develop and human learning, is important to build a practical experience of the students. |
| Palavras-chave: | Brinquedoteca Formação discente Teoria - prática Brinquedoteca - prática educacional |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15292 |
| Data do documento: | 14-Mai-2019 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| SVSC14052019.pdf | 1,07 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
