Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15295| Tipo: | TCC |
| Título: | Histórias de desafios e superação na educação de adolescentes com paralisia cerebral: um estudo de caso |
| Autor(es): | Costa, Thayná Laís Soares Pereira |
| Primeiro Orientador: | Guedes, Edson Carvalho |
| Resumo: | A presente pesquisa tem como objetivo de refletir histórias de desafios e superação de adolescentes com paralisia cerebral, bem como, as histórias de mães destes adolescentes em torno da resiliência ao longo da educação destas crianças. Foram sujeitos da pesquisa dois adolescentes com paralisia cerebral (PC) entre 13 e 14 anos e suas respectivas mães, todos residentes da cidade de João Pessoa no estado da Paraíba. A investigação se constitui de pesquisa exploratória, na qual imergimos na historicidade da Educação Especial e os marcos legais no Brasil referentes a mesma. Caracterizada como estudo de caso, utilizamos a metodologia da história oral temática, evidenciando e dando visibilidade às falas das mães e adolescentes com PC. Foram realizadas entrevistas abertas como instrumento fundamental da investigação, e as falas foram gravadas e posteriormente transcritas, para a análise de dados. Com as transcrições, discorremos acerca das narrativas das mães e de um dos adolescentes, que nos possibilitou compreender os processos da sua trajetória escolar e de vida, de maneira singular. Conhecemos e reconstruímos a história das crianças desde o nascimento, perpassando pelos diagnósticos, constatação dos desafios, os marcos significativos e as contribuições da trajetória escolar das crianças, além da superação e resiliência vivenciada pelas famílias. |
| Abstract: | The present research aims to reflect stories of challenges and overcoming teenager with cerebral palsy, as well as the stories of mothers of these teenager around lifelong resilience. The subjects of the study, two teenagerare with cerebral palsy (CP) between 13 and 14 years old and their respective mothers, all residents of the city of João Pessoa in the state of Paraíba. The study consists of exploratory research, in which we immerse ourselves in the historicity of the Special Education and the legal landmarks in Brazil.Characterized as a case study, we used the methodology of Oral History, highlighting and giving visibility to the speeches of mothers and children with CP. Open interviews were carried out as a fundamental research instrument, recorded and later transcribed, for the data analysis. With the transcriptions, we discussed the narratives of the mothers and one of the children, which enabled us to understand the processes of their school and life trajectory in a unique way. We know the history of children from birth through diagnosis, the identification of challenges, the significant milestones and the contributions of children's school trajectory, as well as the overcoming and resilience experienced by families. |
| Palavras-chave: | Educação especial Paralisia cerebral Educação - história |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15295 |
| Data do documento: | 10-Mai-2019 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| TLSPC29052019.pdf | 752,31 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
