Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15497
Tipo: | TCC |
Título: | A importância do assessoramento psicopedagógico na instituição: um olhar da equipe pedagógica e dos professores |
Autor(es): | Silva, Aline Valdevino da |
Primeiro Orientador: | Palitot, Mônica Dias |
Resumo: | O presente artigo tem por objetivo analisar a percepção que a equipe pedagógica e os professores têm sobre a importância do assessoramento psicopedagógico dentro da instituição escolar. O profissional de psicopedagogia trabalha com a melhoria do processo de ensino aprendizagem e possibilita os profissionais que trabalha na educação um conhecimento melhor para ajudar nos problemas de aprendizagem enfrentando no seu cotidiano. Para realizar a referida análise foi feita uma pesquisa de campo não experimental de caráter exploratório com abordagem qualitativa e quantitativa. A pesquisa de campo foi desenvolvida com 20 participantes de uma escola pública municipal, utilizando como metodologia um questionário sociodemografico e uma entrevista semiestruturada realizada com a equipe pedagógica e professores que trabalha na instituição. Os resultados obtidos com os instrumentos utilizados esclarecem o conhecimento que os entrevistados têm sobre o assessoramento psicopedagógico, este resultado mostra que os mesmos estão confusos e também que possuem uma visão superficial desse profissional e do seu trabalho na instituição. Sendo assim o assessoramento psicopedagógico vem contribuir de uma forma direta e indiretamente no processo de ensino aprendizagem. |
Abstract: | The purpose of this article is to analyze the perception of the pedagogical team and teachers about the importance of psychopedagogical counseling in the school institution. The psychopedagogue works to improve the teaching-learning process and to provide education professionals a better preparation in order to help with the learning problems they face in their working routines. For this analysis, a non-experimental and exploratory field research with a qualitative and quantitative approach was carried out. The field research was developed with twenty students from a municipal public school and used as methodology a socio- demographic survey and a semi-structured interview with the institution’s pedagogical team and teachers. The obtained results showed the level of knowledge the interviewees have about pedagogical counseling. We concluded that the interviewees are confused and also that they have a superficial view about the psychopedagogical professionals’ work in the school. In this way, psychopedagogical advice contributes directly and indirectly to the teaching- learning process. |
Palavras-chave: | Assessoramento psicopedagógico Escola Dificuldade de aprendizagem |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Psicopedagogia |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15497 |
Data do documento: | 29-Mai-2017 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Psicopedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AVS12062017.pdf | 882,12 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons