Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15804| Tipo: | TCC |
| Título: | ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA CARIRI EDUCAÇÃO DO CAMPO PARA A CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO |
| Autor(es): | Gouveia, Gustavo Gregório |
| Primeiro Orientador: | Vidal, Wylnna Carlos Lima |
| Resumo: | O modelo educacional ofertado atualmente para a população do campo possui um grande distanciamento do que seria ideal para esse contexto, sendo iniciativas de Estado para a educação pensadas a partir da realidade da cidade, desconectadas com o contexto camponês. Isso favorece o já consolidado processo de êxodo rural da população jovem, que vai às cidades em busca de educação e trabalho, e na maior parte das vezes não retorna à sua comunidade de origem. O seguinte trabalho trata-se do anteprojeto da Escola Família Agrícola Cariri, em Juazeiro do Norte, Ceará. A EFA é um modelo de escola que oferece uma educação contextualizada através da aplicação de princípios da Educação do Campo a partir da Pedagogia da Alternância. A Escola oferece a formação no Ensino Fundamental II e Ensino Médio Integrado ao Técnico em Agropecuária, e possui instalações agroecológicas, de caráter educativo e que irão auxiliar na alimentação da própria escola. O objetivo da EFA, além de oferecer uma formação adequada para o contexto camponês, é mostrar ao homem do campo que é possível ter uma vida digna no campo, ao elevar sua autoestima e da sua comunidade, e incentivar a formação de uma visão de mundo crítica e histórica. O seguinte trabalho contempla essas relações e busca espacializar de maneira dinâmica o programa de necessidades da Escola, que é complexo, envolvendo uma série de ambientes de usos distintos em um mesmo espaço. O resultado é um projeto que propõe espaços educativos e de produção agroecológica apropriados para o contexto local, auxiliando a repensar as formas de se viver, aprender e ensinar no campo. |
| Abstract: | Arquivo não possui abstract |
| Palavras-chave: | Educação do campo Arquitetura escolar |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Arquitetura e Urbanismo |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15804 |
| Data do documento: | 14-Mai-2019 |
| Aparece nas coleções: | CT - TCC - Arquitetura e Urbanismo |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| GGG23052019.pdf | 43,19 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
