Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1586
Tipo: TCC
Título: Jogos lúdicos no ensino de química: os desafios da prática escolar na disciplina de química
Autor(es): Montes, Ricardo Carneiro
Primeiro Orientador: Weber, Karen Cacilda
Resumo: A ciência de Química está ligada a teorias e experimentações que nem sempre os alunos estão habituados a estudar. Diante dessa problemática, os jogos lúdicos ao serem inseridos, como uma ferramenta didática, funcionam como um estímulo ao aprendizado. Esse trabalho teve como objetivo levantar dados a respeito da prática do lúdico pelos professores de química, como também, avaliar a inserção de um jogo de memória químico em alunos do ensino médio. A pesquisa foi realizada na região metropolitana de João Pessoa em dois momentos. No primeiro momento, os professores foram responderam a um questionário sobre assuntos relacionados à escola onde trabalhavam e relacionados sobre a prática da ludicidade no ensino de Química. No segundo momento, alunos do 1º, 2º e 3º ano do ensino médio se submeteram a participar de uma dinâmica com um jogo de memória e, logo depois, responderam um questionário de assuntos sobre a experiência com o lúdico e autoavaliação do jogo de memória aplicado. Na análise dos dados, os professores, composto majoritariamente de pessoas entre 20-30 anos, formados em Química licenciatura, consideraram, em sua maioria, a estrutura escolar regular para o ensino de Química. Também a maioria relatou que são inseridas atividades lúdicas por experimentos laboratoriais e por meios eletrônicos, como computadores e aplicativos de celular. Os professores deixaram expostos sua insatisfação sobre a falta de exploração do lúdico na formação acadêmica. Os mesmos destacaram que os congressos e o acervo do tema na internet seriam recursos que melhorariam a sua formação continuada. Na análise dos questionários dos alunos, verificou-se que existe uma visão positiva a respeito da escola para o ensino de química. A grande maioria dos alunos avaliou o jogo como ótimo e com um nível de dificuldade regular. Também demostraram, em grande maioria, o desejo de aulas que tivessem mais ludicidade, utilizando computadores e jogos lúdicos. Pode-se concluir que a atividade lúdica está sendo desenvolvida nas escolas pelos professores em um formato embrionário, havendo uma necessidade de uma grade curricular mais voltada ao tema e que o jogo de memória químico pode ser aplicado nas três séries do ensino médio.
Abstract: The science of Chemistry is linked to theories and experiments that not always the students are used to study. Faced with this problem, the ludic games, while being inserted as a didactic tool, work a stimulus to learning. This study aimed to collect data about the playful practice by chemistry teachers, as well as, to assess the inclusion of a set of chemical memory to high school students. The survey was conducted in the metropolitan area of João Pessoa in two stages. At the first stage, teachers were submitted to answer a questionnaire about the school where they worked and about the practice of playfulness in teaching Chemistry. In the second phase, students of the 1st, 2nd and 3rd years of high school were underwent to join a dynamic with a memory game and, soon after, answered a questionnaire about the experience with the playfulness at school and self-evaluation of the memory game applied. In analyzing the data, the teacher group mostly constituted by people between 20 to 30 years old, graduated in Chemistry Teaching degree, considered, mostly regular school structure for teaching chemistry. Also, most of them reported that recreational activities as laboratory experiments and electronic media are inserted, using computers and mobile applications. Teachers left exposed their unsatisfaction about the lack of playful exploration in academic education. They pointed out that the meetings and digital collection on the internet resources that might improve their continuing education. In the analysis of questionnaires of students, it was found that there is a positive vision of the school structural basis for the teaching of chemistry. The vast majority of students evaluated the game as great classification and as a game with regular level of difficulty. Also the students demonstrated, in wide majority, the desire to attend classes, using computers and educational games. It could be concluded that the playful activity is being developed in schools by teachers in an embryonic form, existing a need for curriculum more focused to the subject and that the chemical memory game can be
Palavras-chave: Ensino de química
Ludicidade
Jogos e recreações - Química
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Química
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1586
Data do documento: 17-Nov-2016
Aparece nas coleções:TCC - Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RCM05062017.pdf2,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons