Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16145
Tipo: TCC
Título: Atividades lúdicas como intervenção psicopedagógica no Projeto Bem Viver IV na Equoterapia
Autor(es): Gouveia, Augusto Martins
Primeiro Orientador: Escarião, Andréia Dutra
Resumo: A intervenção psicopedagógica a partir de atividades lúdicas na equoterapia, se configura a partir de ideias para trabalhar a ludicidade visando analisar as contribuições para o desenvolvimento global dos praticantes dessa modalidade terapêutica. Enfatiza-se que a equoterapia é de fundamental importância para o desenvolvimento global dos praticantes, pois auxilia nos aspectos motores, cognitivos, afetivos e sociais nos indivíduos com necessidades especiais. Nesse sentido, este estudo teve como objetivo principal averiguar de que forma a intervenção psicopedagógica, utilizando-se de atividades lúdicas, pôde contribuir de forma significativa para o desenvolvimento psicomotor global dos praticantes. Contou-se com a participação de 4 (quatro) praticantes da Associação Paraibana de Equoterapia ASPEq, do município de João Pessoa-PB e com os pais dos mesmos. Utilizou-se como instrumentos aplicação de um questionário, jogos e brinquedos. Foi verificado como resultado principal, uma contribuição no desenvolvimento global (motor, afetivo, cognitivo e social) dos praticantes. Além disso, outro resultado interessante se deu por meio da fala das mães, quando elas destacam o desenvolvimento da interação do seu filho. Resultado este que complementam os dados encontrados com as intervenções. Pode-se afirmar, portanto, que o apoio do profissional em psicopedagogia, no intuito de intervir através das atividades lúdicas, com jogos, brinquedos, brincadeiras e dinâmicas, favorece os processos do desenvolvimento global dos praticantes assistidos na equoterapia.
Abstract: The psychopedagogic intervention based playful activities in hippotherapy, appears from ideas to work playfulness order to analyze the contributions to the overall development of the patients of this therapeutic modality. We emphasize that hippotherapy is crucial for the overall development of practitioners, so they help in motor, cognitive, affective and social aspects in individuals with special needs. Thus, this study aimed to investigate how the psychopedagogic intervention, using playful activities could contribute significantly to the overall psychomotor development practitioners. It was counted with the participation of four (4) practitioners of Paraibana Hippotherapy Association PHIAS, the city of João Pessoa-PB and parents of the same. It was used as an instrument of a questionnaire, games and toys. It was seen as the main result, a contribution to the overall development (affective, cognitive, motor and social) of the practitioners. Also, another interesting result was through speaking mothers when they highlight the development of their children’s interaction. This result complements the data obtained with the assistances. We can affirm, therefore, that the support of professional in psychopedagogy in order to operate through playful activities, such as games, toys, games and dynamic, favors the processes of overall development of those practitioners who are assisted in hippotherapy.
Palavras-chave: Psicopedagogia
Equoterapia
Lúdico - jogos e brincadeiras
Necessidades especiais
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Psicopedagogia
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16145
Data do documento: 14-Ago-2014
Aparece nas coleções:CE - TCC - Psicopedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AMG11092014.pdf876,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons