Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16177
metadata.dc.type: TCC
Title: A literatura infantil como prática pedagógica na escola do campo
metadata.dc.creator: Silva, Aline Carla de Amorim
metadata.dc.contributor.advisor1: Afonso, Aparecida Valentim
metadata.dc.description.resumo: O estudo intitulado “A literatura infantil como prática pedagógica na escola do campo”, objetiva-se em: Investigar como as práticas pedagógicas que utilizam a literatura infantil colaboram com a formação leitora e crítica das crianças do 3o ano da Escola Municipal Pascoal Carrazzoni, município de Itambé-PE; Identificar as contribuições bem sucedidas de práticas para a aprendizagem das crianças; Refletir sobre as contribuições que essas práticas têm para o desenvolvimento da aprendizagem, e, Analisar as contribuições da literatura infantil para o desenvolvimento da leitura. Em seu desenvolvimento, o estudo aborda questões relacionadas à educação do campo e seu surgimento, bem como questões que norteiam o uso da literatura infantil, contação de histórias e o desenvolvimento de competências leitoras. Esta pesquisa caracteriza-se como uma pesquisa de cunho descritivo, utilizando a abordagem qualitativa, tendo como instrumento de construção de dados a entrevista, realizada com uma professora do terceiro ano do Ensino Fundamental. Os resultados desta pesquisa mostram que a contação de histórias é uma ferramenta de suma importância para a formação crítica e social das crianças, ajudando no desenvolvimento leitor dos alunos, sobretudo, quando se apoia nos livros de literatura infantil. Contudo, as práticas de contação de história analisadas evidenciaram uma visão ainda restrita, com destaque para o seu viés moralista e educativo, em detrimento do seu potencial para a formação literária, estético e crítica dos estudantes.
Abstract: The study titled "Children's literature as a pedagogical practice in the school of the field", objective is to: To investigate how pedagogical practices that use children's literature collaborate with reading and critical education of the 3rd year children of the Escola Municipal Pascoal Carrazzoni, municipality of Itambé-PE; Identify successful contributions of children's learning practices; Reflect on the contributions that these practices have to the development of learning, and, To analyze the contributions of children's literature to the development of reading. In its development, the study addresses issues related to field education and its emergence, as well as issues that guide the use of children's literature, storytelling and the development of reading skills. This research is characterized as a descriptive research, using the qualitative approach, having as an instrument of data construction the interview, held with a third-year elementary school teacher. The results of this research show that storytelling is a tool of paramount importance for the critical and social formation of children, helping in the reader development of students, especially, when it relies on children's literature books. However, the history-telling practices analyzed evidenced a still restricted view, with emphasis on its moralist and educative bias, to the detriment of their potential for literary formation, aesthetic and critical of the students.
Keywords: Educação do campo
Contação de histórias
Literatura infantil
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação do Campo
metadata.dc.rights: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16177
Issue Date: 26-Sep-2019
Appears in Collections:TCC - Pedagogia do Campo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ACAS04102019.pdf1,39 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons