Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16306| Tipo: | TCC |
| Título: | A importância do estudo do meio no processo de ensino aprendizagem |
| Autor(es): | Melo, Kátia Kelly Costa de |
| Primeiro Orientador: | Pinheiro, Antonio Carlos Ferreira |
| Resumo: | Este trabalho tem como objetivo investigar a importância metodológica do estudo do meio, no processo de ensino aprendizagem, bem como o de identificar que procedimentos e cuidados (estratégias e práticas), deve ter o(a) professor(a) ao realizar tal atividades nas séries iniciais de escolarização. O estudo foi realizado pelos docentes da Escola Municipal Pe. Bartolomeu de Gusmão. Para tanto, aplicamos um questionário aos professores e analisamos alguns documentos produzidos, tanto pela mencionada escola quanto pelos professores envolvidos com o desenvolvimento de estudos do meio. Entendemos que o estudo do meio é um método pedagógico interdisciplinar, que pode ser desenvolvido não somente na educação básica, mais também em todas as modalidades de ensino. Ele propicia um olhar crítico e investigativo sobre o nosso entorno social e cultural e ajuda no aprofundamento de conteúdos que não estão apenas nos livros didáticos. Assim, trata-se de uma atividade pedagógica que vai além da sala de aula, podendo ser desenvolvida em qualquer ambiente rural ou urbano. O estudo do meio é uma prática que pode contribuir tanto no aprofundamento de conhecimentos dos alunos quanto pode auxiliar no processo de formação do professor. |
| Abstract: | This study aims to investigate the methodologic importance of the scene's study, in the process of learning education, as the strategies and practices used by the Pe. Bartolomeu de Gusmão county school's teaching staff. For this purpose we apply to the teachers a quiz and we analise some produced documents, as by the school as the teachers involved with the scene's study development. We understand the scene's study is a pedagogical method interdisciplinary which can be developed not only in basic education but also in all sort of education. It provides a critical and investigative glance on our social and cultural precincts and helps on deepening of content which are not only in schoolbooks. That being said, it is a pedagogical activity that goes beyond classes room, being able to be developed in any rural or urban environment. The scene's study it's a practice which can contribute on stepping up the student's knowledge as helping in the teacher's formation process. |
| Palavras-chave: | Estudo do meio Ensino - aprendizagem Interdisciplinaridade Formação de professores |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16306 |
| Data do documento: | 30-Set-2019 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| KKCM08102019.pdf | 1,35 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
