Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16676
Tipo: TCC
Título: A ANTONÍMIA NO LIVRO DIDÁTICO: UM EXAME DE ABORDAGENS SEMÂNTICAS NO ENSINO MÉDIO
Autor(es): SILVA JÚNIOR, ANTÔNIO BARBOZA DA
Primeiro Orientador: Ferraz, Mônica Mano Trindade
Resumo: No presente trabalho realizamos o exame de algumas coleções didáticas recomendadas para alunos matriculados no ensino regular de nível médio. Os materiais em questão foram escolhidos para compor o corpus a partir dos mais recentes guias de coleções para o ensino médio que foram aprovadas nos edital abertos pelo Ministério da Educação. O exame das obras escolhidas é feito após a prévia exposição de estudos semânticos que ao longo das últimas décadas se formularam em favor de debates para o tema das relações de sentido, dentre os quais nos detemos especificamente no estudo da antonímia. Algumas de nossas principais referências para estes estudos são: Sapir (1961), Lyons (1979) Ilari e Geraldi (2006), Ferrarezi (2010), Escarpineti e Ferraz (2015). As apreciações dessas e de outras teorias têm seu arranjo em função de verificarmos até que ponto a produção de materiais didáticos empreendida atualmente, no que tange ao tema da antonímia, está alinhada com os pressupostos teóricos avultados na teoria semântica. Em uma unidade específica, a crítica aos materiais é feita levando em conta principalmente as contribuições da semântica para a abordagem da antonímia nas aulas de língua portuguesa. Além disso, oferece-se ao leitor boas críticas que o encaminham para uma maior segurança na tomada de decisão requerida em sua prática de seleção e elaboração de materiais voltados para as aulas de semântica da língua portuguesa.
Abstract: In the present work we examined some didactic collections recommended for students enrolled in regular high school. The materials in question were chosen to compose the corpus from the latest collections guides for high school that were approved in the edicts opened by the Ministry of Education. The examination of the chosen works is made after the previous exposition of semantic studies that over the last decades have been formulated in favor of debates on the theme of meaning relations, among which we focus specifically on the study of antonymy. Some of our main references for these studies are: Sapir (1961), Lyons (1979) Ilari and Geraldi (2006), Ferrarezi (2010), Escarpineti and Ferraz (2015). The appraisals of these and other theories are arranged in order to verify to what extent the production of didactic materials undertaken today, regarding the theme of antonymy, is aligned with the theoretical assumptions of the semantic theory. In a specific unit, the criticism of materials is made taking into account mainly the contributions of semantics to the approach of antonymy in Portuguese language classes. In addition, the reader is offered good reviews that lead him to greater security in the decision making required in his practice of selection and preparation of materials aimed at Portuguese language semantics classes.
Palavras-chave: Antonímia;
livro didático
ensino
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURAS CLASSICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras Clássicas e Vernáculas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16676
Data do documento: 15-Set-2019
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ABSJ09092019.pdf936,22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.