Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16697
Tipo: TCC
Título: O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA INGLESA NO INSTITUTO DOS CEGOS DA PARAÍBA: REFLEXÕES SOBRE O REAL DA ATIVIDADE POR MEIO DA AUTO-OBSERVAÇÃO
Autor(es): RODRIGUES, SIMONE RAMOS SILVEIRA
Primeiro Orientador: Reichmann, Carla Lynn
Resumo: A partir de conceitos das Ciências do Trabalho (CLOT e FAITA, 2000), a presente pesquisa investigará a atuação de uma professora-estagiária de língua inglesa em busca de perceber que aspectos emergem durante a auto-observação de uma regência filmada no Instituto dos Cegos da Paraíba Adalgisa Cunha. Como metodologia de pesquisa, a regência da professora-estagiária foi gravada em vídeo e o corpus foi gerado através da transcrição do áudio produzido durante a auto-observação da referida regência (ROCHA, 2017). Para o cumprimento do objetivo, foram feitas incursões sobre os conceitos de tarefa e atividade (SOUSA e SILVA, 2004); trabalho prescrito, realizado e real (CLOT, 2007); a fim de compreendermos o trabalho do professor e a dimensão invisível do fazer docente, ou seja, o real de sua atividade (CLOT, 2007; LOUSADA, 2004), acessível, por exemplo, através da já mencionada auto-observação. Na análise, seguindo o paradigma qualitativo-interpretativista, foram apresentados aspectos que foram revelados no processo de auto-observação, ou seja, foram investigados os temas e subtemas que mais impactaram a professora estagiária de modo a provocar mudanças em seu agir no ensino a deficientes visuais – mudanças que poderão render frutos para si, para seus futuros alunos e para a formação inclusiva – tais como a aprendizagem sobre a adaptação de materiais e o cuidado com a conduta corporal (toque, voz), alinhando-se a Dantas (2010, 2014). Para concluir, foram apresentadas ressignificações decorrentes da auto-observação, dialogando com as perguntas da pesquisa.
Abstract: Grounded on Labor Sciences (CLOT & FAITA, 2000), this study aims to investigate EFL student-teacher work, in special, an intern seeking to understand aspects which emerge via self-observation of a taped class at the Instituto dos Cegos da Paraíba Adalgisa Cunha. The research method consists of the above mentioned taped class, which was then discussed by means of student teacher self-observation, thus generating the corpus, i.e. the video transcript (ROCHA, 2017). In order to achieve the objective, the concepts of task and activity (SOUSA e SILVA, 2004) were discussed, as well as prescribed, accomplished and real work (CLOT, 2007). Therefore, in order to understand teacher's work, it is necessary to consider the invisible dimension of teaching, the real of activity (CLOT, 2007; LOUSADA, 2004), accessible, for example, through the aforementioned self-observation process. Adopting a qualitativeinterpretative paradigm, the analysis addresses themes which were revealed on selfobservation, that is, thought-provoking themes and subthemes that most impacted the intern teacher, in terms of aspects which can trigger teacher change in the context of teaching visually impaired language learners. Results suggest that aspects which were unveiled include material adaptation, and care with body conduct (touch, voice), in line with Dantas (2010, 2014). To conclude, in dialogue with the research questions, resignifications resulting from self-observation were presented, highlighting the fact that teacher change can further impact future students and inclusive education.
Palavras-chave: estágio supervisionado
licenciatura em língua inglesa
formação inclusiva
Instituto dos Cegos da Paraíba
real da atividade
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras Estrangeiras Modernas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16697
Data do documento: 15-Set-2019
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SRSR09092019.pdf885,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.