Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16890
Tipo: Dissertação
Título: As técnicas jornalísticas no G1 em 1 minuto: estratégias de visibilidade para o G1
Autor(es): Freitas, Catarina Ferreira Sarmento de
Primeiro Orientador: Paiva, Cláudio Cardoso de
Resumo: Com o desenvolvimento tecnológico e a ampliação das novas mídias, o jornalismo passou a modernizar seu formato. Os aspectos técnicos e tecnológicos se sobrepõem ao seu funcionamento e conteúdo. No entanto, questiona-se até como os discursos dos conglomerados midiáticos são capazes de cumprir a função social. Assim, busca-se perceber como as técnicas jornalísticas são utilizadas como estratégia de marketing para visibilidade de plataformas. Esta dissertação propõe entender o jornalismo convergente enquanto prática multiplataforma, ancorado nas novas tecnologias, e assim, perceber a dimensão simbólica da produção jornalística. Para isso, utiliza-se o G1 em 1 Minuto como objeto de estudo, uma vez que esse boletim permite uma ponte comunicacional e midiática entre as duas plataformas: televisão e a hipermídia. Dessa forma, estudam-se as estruturas organizacionais jornalísticas, bem como as demandas e características do objeto de pesquisa, dentro do espaço televisivo e na sua correlação com o ciberespaço.
Abstract: With the technological development and the expansion of new media, journalism began to modernize its format. The technical and technological aspects overlap functionalism and content. However, it is questioned to what extent the journalistic discourses of media conglomerates are able to fulfill the social function of journalism. Thus, it is sought to understand how journalistic techniques are used as a marketing strategy for platform visibility. This dissertation proposes to understand convergent journalism as a multiplatform practice, anchored in new technologies. And thus, to perceive the symbolic dimension of journalistic production. For this, the G1 in 1 Minute is used as object of study, since this bulletin allows a communication and mediatic bridge between the two platforms: television and hypermedia. In this way, the journalistic organizational structures are studied, as well as the demands and characteristics of the research object, within the television space and its correlation with cyberspace.
Palavras-chave: Jornalismo
G1 em 1 minuto
Marketing
Multiplataforma
Journalism
Multiplataform
G1 em 1 minuto – Técnicas jornalísticas
Telejornalismo
Mídia
Marketing jornalístico
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Comunicação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16890
Data do documento: 15-Fev-2019
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Arquivototal.pdfArquivototal1,79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons