Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17089
Tipo: | TCC |
Título: | Aprendendo função afim com a robótica educacional: uma experiência com licenciandos em matemática |
Autor(es): | Silva, Thales Pessoa de Sousa |
Primeiro Orientador: | Costa, Claudilene Gomes da |
Resumo: | O presente trabalho possui como tema o uso de tecnologias no ensino de Matemática, com foco na robótica educacional e teve como objetivo principal proporcionar aos alunos da disciplina Informática Aplicada à Matemática, do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal da Paraíba/Campus IV, subsídios para a utilização da robótica, em uma perspectiva pedagógica, que pretendesse responder a seguinte problemática: Quais são os benefícios que a robótica educacional pode proporcionar no processo de ensino-aprendizagem do conteúdo Função Afim? A metodologia empregada neste trabalho quanto à abordagem do problema teve caráter qualitativo. Quanto aos objetivos foi utilizada a pesquisa exploratória e, em relação aos seus procedimentos técnicos foi utilizado o estudo de caso, tendo como amostra 21 alunos do curso citado anteriormente. Os dados foram obtidos a partir do desenvolvimento de três oficinas pedagógicas, direcionadas para a utilização da robótica educacional nas aulas de Matemática, especificamente no conteúdo de Função Afim, onde foi utilizada a placa eletrônica Arduino através do kit Carro robô 2WD, bem como a aplicação de um questionário avaliativo contendo cinco questões abertas e fechadas. Os resultados demonstraram que a proposta realizada possibilitou um maior conhecimento sobre os recursos utilizados, visto que foram vivenciadas experiências práticas a partir do seu uso, evidenciando as suas potencialidades e contribuições para as aulas de Matemática. Cabe destacar ainda que, é imprescindível inserir tais recursos durante a formação inicial dos professores de Matemática, uma vez que o uso destes recursos na sala de aula pode promover aos seus alunos um ambiente de aprendizagem propício para investigação, questionamentos e abstração dos conhecimentos matemáticos. |
Abstract: | The present work has as its theme the use of technologies in the teaching of Mathematics, focusing on educational robotics. Its main objective was to provide students of the Informatics Applied to Mathematics course, from the Mathematics Degree course of the Federal University of Paraíba/Campus IV, subsidies for the use of this methodology and the resources related to it, in a pedagogical perspective, which intended to answer the following problem: What are the possibilities that educational robotics could provide to minimize the difficulties encountered by future mathematics teachers when using this didactic resource in classroom, in teaching related function? The methodology used in this work regarding the approach of the problem was qualitative, as the objectives were used exploratory research and, in relation to its technical procedures was used the case study, having as sample 21 students of the previously mentioned course. The data were obtained from the development of three pedagogical workshops, directed to the use of educational robotics in Mathematics classes, specifically in the related function content, where the Arduino electronic board was used through the 2WD robot car kit, as well as the application of an evaluation questionnaire containing five questions, all open and closed. The results showed that the research made possible a greater knowledge about the resources used, since practical experiences were experienced from their use, highlighting their potentialities and contributions to mathematics classes. It is also important to highlight that it is essential to insert these resources during the initial formation of mathematics teachers, since the use of these resources in the classroom can promote to their students a learning environment conducive to research, questioning and abstraction of knowledge Mathematicians. |
Palavras-chave: | Matemática - Estudo e ensino Robótica Funções (Matemática) Mathematics - Study and teaching Robotics Functions (Mathematics) |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Ciências Exatas |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17089 |
Data do documento: | 24-Set-2019 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - CCAE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TPSS01102019.pdf | 1,91 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons