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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17092
Tipo: Dissertação
Título: Contribuições do Programa Cultura Viva na luta pelo reconhecimento: arte-educação para a cidadania no caso do Centro de Referência Integral do Adolescente
Autor(es): Andrade, Mirnah Leite Medeiros Mascarenhas
Primeiro Orientador: Matos, Teresa Cristina
Resumo: Esta dissertação tem o objetivo de refletir sobre a contribuição de uma política cultural na luta pelo reconhecimento de grupos minoritários. Para tanto, o Programa Cultura Viva é analisado em sua trajetória, marcos conceituais e impacto na vida de indivíduos beneficiados, contextualizando-o no histórico das políticas culturais brasileiras. Tomando como base as reflexões presentes na Teoria do Reconhecimento, busca-se entender de que maneira o Estado brasileiro se relacionou ao longo do século XX com a produção cultural de grupos minoritários e como abordou a ideia de diversidade cultural, até abranger como a conquista dos direitos culturais vem se consolidando e contribuindo para a prática de uma nova política cultural no país a partir do século XXI, possibilitando a implementação do Programa. As práticas do Centro de Referência Integral do Adolescente são tomadas como estudo de caso, já que uma análise desta política cultural exige um olhar para suas dimensões macro e o micropolíticas. Procura-se demonstrar que o Programa Cultura Viva, ao reconhecer, promover e financiar a ação de agentes que antes eram invisibilizados, contribui para um reconhecimento institucional e para um reconhecimento relacionado à estima social e subjetividade ao proporcionar experiências que possibilitam aos sujeitos “referir-se positivamente a suas propriedades e capacidades concretas” (HONNETH, 2003).
Abstract: This research aims to reflect about the contribution of a cultural policy in the struggle for recognition of minority groups. For that, Cultura Viva program is analyzed in its trajectory, conceptual frame works and impact on the lives of beneficiaries people, while contextualized in the history of Brazilian cultural policies. Based on the Theory of Recognition, it seeks to understand how the Brazilian State has related, throughout the twentieth century, to the cultural production of minority groups and how it approached the idea of cultural diversity, to encompass as the conquest of the cultural rights has been consolidating and contributing to the practice of a new cultural policy in the country since the 21st century, making possible the implementation of the Program. The practices of Centro de Referência Integral do Adolescente (Center for Integral Referral for Adolescents) are taken as a studying case, since an analysis of this cultural policy requires a look at its macro and micropolitical dimensions. It seeks to demonstrate that Cultura Viva, by recognizing, promoting and financing the actions of previously invisible agents, contributes to an institutional recognition and a recognition related to social esteem and subjectivity by providing experiences that enable subjects to “positively refer themselves to their concrete properties and capabilities” (HONNETH, 2003).
Palavras-chave: Política cultural
Cultura
Diversidade cultural
Reconhecimento
Direitos culturais
Cultura viva
Pontos de cultura
Cultural policy
Culture
Cultural diversity
Recognition
Cultural rights
Política - Grupos minoritários
Programa Cultura Viva
Produção cultural – Grupos minoritários
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Sociologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Sociologia
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17092
Data do documento: 31-Ago-2017
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Sociologia

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