Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17105
Tipo: TCC
Título: As potencialidades e limitações do jogo “Qual é o número?" nas quatro operações básicas
Autor(es): Souza, Daniele Cordeiro de
Primeiro Orientador: Alves, Francisca Terezinha Oliveira
Resumo: Este trabalho teve como objetivo mostrar as potencialidades e limitações do jogo Qual é o Número? No ensino das quatro operações. As atividades do trabalho foram realizadas com alunos no 6° ano de uma escola pública do Ensino Fundamental, na Cidade de Curral de Cima/ PB. A pesquisa foi de abordagem qualitativa na qual foi vivenciada uma sequência didática com o jogo e como instrumento de coleta de dados, a observação e uma produção textual sobre a realização do jogo. Como referencial teórico utilizamos Grando (2000), PCN de Matemática (BRASIL, 1998), BNCC (BRASIL, 2019), Smolle (2006) e Santos (2011), dentre outros. Dos dados suscitados a partir da vivência da oficina, da observação e da produção textual, indicaram que o jogo traz benefícios, proporcionando socialização entre os alunos e pode ser adequado para o trabalho com as operações no Ensino Fundamental.
Abstract: This paper aimed to show the potentialities and limitations of the game What is the Number? In teaching the four operations. The work activities were performed with students in the 6th grade of a public elementary school, in the city of Curral de Cima / PB. The research was a qualitative approach in which a didactic sequence was experienced with the game and as an instrument for data collection, observation and a textual production about the game. As theoretical framework we use Grando (2000), Mathematics PCN (BRAZIL, 1998), BNCC (BRAZIL, 2019), Smolle (2006) and Santos (2011), among others. From the data raised from the experience of the workshop, observation and textual production, indicated that the game brings benefits, providing socialization among students and may be appropriate for working with operations in elementary school.
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino
Matemática (Ensino fundamental)
Jogos educativos
Mathematics - Study and teaching
Mathematics (Elementary school)
Educational games
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Exatas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17105
Data do documento: 26-Set-2019
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DCS08102019.pdf1,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons