Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17106
Tipo: TCC
Título: As percepções de discentes e professores de matemática a respeito da educação ambiental: uma reflexão sobre a formação de professores de matemática na UFPB/Campus IV
Autor(es): Lima, Alcides Santos de
Primeiro Orientador: Queiroz, Joel Araújo
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso teve como objetivo principal refletir a respeito da formação do professor de Matemática no Curso de Licenciatura em Matemática Campus IV e do fazer docente, professores de matemática de Itapororoca/PB, na sua relação com os temas ambientais. Desse modo, buscamos responder as seguintes questões: (i) Qual a percepção(s) para as questões ambientais de discentes do Curso de Licenciatura em Matemática do Campus IV, UFPB, Litoral Norte, que estão nos períodos finais do curso, e de professores de matemática que já atuam na Rede de Ensino de escolas públicas da Cidade de Itapororoca/PB? (ii) Quais concepções, desses sujeitos, para abordagens do tema transversal Meio Ambiente na Educação Matemática? Nossos aportes teóricos respaldaram – se nos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998), Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018), Projeto Político-Pedagógico-Matemática/UFPB/Campus IV (2007) e autores como: Lieel e Bayer (2018), D’Ambrósio (2001), dentre outros. Para a problemática desta pesquisa foi utilizada uma abordagem qualitativa. Na busca de entender o objetivo de nossa pesquisa, e tornar o problema da pesquisa mais explícito, foi feita uma pesquisa exploratória, sendo feita aplicação de questionário com dez discentes que estavam nos períodos finais do Curso de Matemática do Campus IV, e entrevista com quatro professores de Matemática que atuam no ensino regular. Os principais resultados indicam que existe uma lacuna na formação de professores de Matemática em relação ao tema transversal Meio Ambiente. Percebemos também que tanto os discentes como os professores são cientes de seu papel como formadores de cidadãos conscientes com as questões ambientais, no entanto, não conseguem expor isso de forma mais concreta em sala de aula. Concluímos que para os professores de Matemática conseguirem abordar de forma mais concreta o tema transversal Meio Ambiente, é preciso que haja investimentos na formação continuada de professores e que os Cursos de Licenciatura em Matemática realizem consultas junto as turmas levando aos discentes além do conhecimento de eventuais disciplinas ofertadas pelo curso com abordagem voltada para as questões ambientais, e levem também o incentivo a vivenciarem novas experiências relacionadas a este tema.
Abstract: The present work of course conclusion had as main objective to reflect about the formation of the Mathematics teacher in the Degree in Mathematics Campus IV and the teaching, mathematics teachers of Itapororoca / PB, in its relation with the environmental themes. Thus, we seek to answer the following questions: (i) What is the perception (s) for environmental issues of students of the Mathematics Degree Course of Campus IV, UFPB, North Coast, who are in the final periods of the course, and teachers of maths who already work in the public schools in the city of Itapororoca / PB? (ii) What conceptions of these subjects for approaches to the transversal theme Environment in Mathematical Education? Our theoretical contributions were supported by the National Curricular Parameters (BRAZIL, 1998), Common National Curricular Base (Brazil, 2018), Political-Pedagogical-Mathematical Project / UFPB / Campus IV (2007) and authors such as: Lieel and Bayer (2018) , D'Ambrósio (2001), among others. For the problem of this research a qualitative approach was used. In an attempt to understand the purpose of our research, and make the research problem more explicit, an exploratory research was conducted, applying a questionnaire with ten students who were in the final periods of the Campus IV Mathematics Course, and interview with four Mathematics teachers who work in regular education. The main results indicate that there is a gap in the formation of mathematics teachers in relation to the transversal theme Environment. We also realize that both students and teachers are aware of their role as educators of environmentally conscious citizens, however, fail to state this more concretely in the classroom. We conclude that in order for Mathematics teachers to be able to approach the transversal theme in a more concrete way, there is a need for investments in the continuous formation of teachers and that Mathematics Degree Courses carry out consultations with the class leading to the students beyond the knowledge of eventual disciplines offered by the course with an approach focused on environmental issues, and also lead to the incentive to live new experiences related to this theme.
Palavras-chave: Matemática
Formação de professores
Meio Ambiente
Mathematics
Teacher training
Environment
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Exatas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17106
Data do documento: 26-Set-2019
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ASL04102019.pdf3,99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons