Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17115
Tipo: | TCC |
Título: | Contribuições do Software Geogebra para a aprendizagem sobre simetria no 1º ano do Ensino Médio |
Autor(es): | Silva, Ubiratan Barbosa da |
Primeiro Orientador: | Silva, Regina Coelly Mendes da |
Resumo: | Este trabalho teve por objetivo analisar as possíveis contribuições do software GeoGebra no processo de ensino-aprendizagem dos alunos do 1° ano do Ensino Médio, sobre a Geometria, especificamente no que tange os conceitos de simetria. Para isto, foi realizada uma pesquisa do tipo estudo de caso, a qual se classifica como: exploratória quanto aos seus objetivos, qualitativa reportando-se a abordagem e bibliográfica tendo em vista os procedimentos técnicos assumidos. No âmbito dos procedimentos metodológicos da pesquisa, buscou-se comparar o desenvolvimento de duas turmas quanto ao tema abordado, utilizando inicialmente um pré-teste. Após esta etapa, ambas as turmas tiveram cinco aulas distintas sobre o conteúdo proposto: uma utilizando a aplicação do software GeoGebra e a outra não. Para o levantamento dos preceitos teóricos que fundamentaram a pesquisa quanto ao ensino da simetria e a utilização de softwares para o ensino da mesma, foram utilizados estudos de autores como: Lorenzato (1995); Ferreira (2010); Boyer&Merzbach (2012); Fonseca (2010); Kenski (2007), dentre outros. Por meio deste levantamento foi agregada também uma breve discussão à respeito da história da simetria, o ensino da Geometria, a utilização de recursos tecnológicos na educação e o software GeoGebra. Sabendo que o ensino da Matemática hoje se tornou um desafio constante em ambos os níveis de ensino, havendo a necessidade de tomar as aulas mais atrativas, motivadoras e dinâmicas para os alunos, nossa questão de pesquisa buscou responder como a utilização do software educacional GeoGebra pode contribuir para o ensino desta disciplina, especificamente, no que tange o ensino de simetria. Após as inferências realizadas, os resultados da pesquisa apontaram, por meio do desempenho dos alunos, que o software GeoGebra mostrou-se um grande aliado no processo de ensino-aprendizagem no conteúdo de simetria. |
Abstract: | The objective of this work was to analyze the possible contributions of GeoGebra software in the teaching-learning process of the students of the 1st year of high school, about geometry, specifically with regard to the concepts of symmetry. For this purpose, a case study type research was carried out, which is classified as: exploratory as to its objectives, qualitative reporting the approach and bibliographic in view of the technical procedures assumed. Within the scope of the methodological procedures of the research, it was sought to compare the development of two classes regarding the theme addressed, initially using a pre-test. After this step, both classes had five distinct lessons on the proposed content: one using the GeoGebra software application and the other not. For the survey of the theoretical precepts that underpinned the research on the teaching of symmetry and the use of software for its teaching, we used studies of authors such as: Lorenzato (1995); Ferreira (2010); Boyer&Merzbach (2012); Fonseca (2010); Kenski (2007), among others. Through this survey was also added a brief discussion about the history of symmetry, the teaching of geometry, the use of technological resources in education and the GeoGebra software. Knowing that the teaching of mathematics today has become a constant challenge in both levels of education, with the need to take the most attractive, motivating and dynamic classes for students, our research question sought to answer how the use of GeoGebra educational software can contribute to the teaching of this discipline, specifically, with regard to the teaching of symmetry. After the inferences made, the results of the research pointed out, through the students' performance, that the GeoGebra software proved to be a great ally in the teaching-learning process in the symmetry content. |
Palavras-chave: | Matemática - Estudo e ensino GeoGebra Geometria Mathematics - Study and teaching Geometry |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Ciências Exatas |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17115 |
Data do documento: | 26-Set-2019 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - CCAE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
UBS04102019.pdf | 3,15 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons