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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17210
Tipo: TCC
Título: Competências socioemocionais de gestores de escolas públicas
Autor(es): Azevedo, Vivanny Carmem Fernandes de
Primeiro Orientador: Bispo, Ana Carolina Kruta de Araújo
Resumo: O presente trabalho teve o objetivo de analisar as competências socioemocionais de gestores de escolas públicas da cidade de João Pessoa-PB, considerando o perfil multifuncional desses profissionais e seu ambiente de atuação bastante dinâmico socialmente, inserido na esfera de serviço público, com princípios determinados e modelos de gestão mais estáticos. Dessa forma surgiu a necessidade de avaliar como são caracterizadas essas competências e sua relação com a ação desses gestores. Para tanto, utilizou-se um roteiro de entrevista semiestruturado, aplicado a 11 gestores de escolas públicas da rede estadual. O roteiro foi desenvolvido com base em cinco dimensões de competências socioemocionais identificadas no estudo de Macêdo (2018): consciência emocional, regulação emocional, consciência social, autocontrole emocional e criatividade emocional. De natureza qualitativa, a análise dos dados foi realizada através da técnica de análise de conteúdo. Desse modo, foi possível verificar na dimensão consciência emocional os gestores afirmaram ter facilidade de perceber e entender as próprias emoções, bem como as emoções dos outros. Na regulação emocional relataram que o processo de adaptação às mudanças é difícil, mas gera aprendizagem, e a experiência de vida força esse processo. A diversidade de papéis causa estresse e as várias fontes de pressão dificultam a manutenção do equilíbrio emocional. Na categoria consciência social destacou-se a importância de ouvir e se colocar no lugar do outro, reconhecendo quando se deve ser mais racional que emocional. A habilidade de dominar a impulsividade e não revidar numa situação de estresse se desenvolve com o tempo, apesar de sofrer com as tentativas de manter o autocontrole emocional. Em criatividade emocional percebeu-se a importância de reconhecer os seus limites e ter a consciência de pedir ajuda quando necessário para resolver uma situação e pensar no bem-estar social quando surge um conflito. Sendo assim, percebe-se que desenvolver as competências socioemocionais é de suma importância para que o gestor consiga desenvolver seu trabalho, pois é necessário estar consciente sobre como as pressões o afetam e buscar estratégias de mobilizar essas competências para lidar com um ambiente diversificado e complexo como é a comunidade escolar, de modo a facilitar os relacionamentos interpessoais e o seu próprio desempenho e bem estar.
Abstract: No abstract.
Palavras-chave: Administração escolar
Gestão escolar
Competências socioemocionais
Administração de pessoal
Gestão de pessoas
Consciência emocional
Criatividade emocional
Autocontrole emocional
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA::ADMINISTRACAO DE PESSOAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Administração
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17210
Data do documento: 16-Set-2019
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Administração

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