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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17210| Tipo: | TCC |
| Título: | Competências socioemocionais de gestores de escolas públicas |
| Autor(es): | Azevedo, Vivanny Carmem Fernandes de |
| Primeiro Orientador: | Bispo, Ana Carolina Kruta de Araújo |
| Resumo: | O presente trabalho teve o objetivo de analisar as competências socioemocionais de gestores de escolas públicas da cidade de João Pessoa-PB, considerando o perfil multifuncional desses profissionais e seu ambiente de atuação bastante dinâmico socialmente, inserido na esfera de serviço público, com princípios determinados e modelos de gestão mais estáticos. Dessa forma surgiu a necessidade de avaliar como são caracterizadas essas competências e sua relação com a ação desses gestores. Para tanto, utilizou-se um roteiro de entrevista semiestruturado, aplicado a 11 gestores de escolas públicas da rede estadual. O roteiro foi desenvolvido com base em cinco dimensões de competências socioemocionais identificadas no estudo de Macêdo (2018): consciência emocional, regulação emocional, consciência social, autocontrole emocional e criatividade emocional. De natureza qualitativa, a análise dos dados foi realizada através da técnica de análise de conteúdo. Desse modo, foi possível verificar na dimensão consciência emocional os gestores afirmaram ter facilidade de perceber e entender as próprias emoções, bem como as emoções dos outros. Na regulação emocional relataram que o processo de adaptação às mudanças é difícil, mas gera aprendizagem, e a experiência de vida força esse processo. A diversidade de papéis causa estresse e as várias fontes de pressão dificultam a manutenção do equilíbrio emocional. Na categoria consciência social destacou-se a importância de ouvir e se colocar no lugar do outro, reconhecendo quando se deve ser mais racional que emocional. A habilidade de dominar a impulsividade e não revidar numa situação de estresse se desenvolve com o tempo, apesar de sofrer com as tentativas de manter o autocontrole emocional. Em criatividade emocional percebeu-se a importância de reconhecer os seus limites e ter a consciência de pedir ajuda quando necessário para resolver uma situação e pensar no bem-estar social quando surge um conflito. Sendo assim, percebe-se que desenvolver as competências socioemocionais é de suma importância para que o gestor consiga desenvolver seu trabalho, pois é necessário estar consciente sobre como as pressões o afetam e buscar estratégias de mobilizar essas competências para lidar com um ambiente diversificado e complexo como é a comunidade escolar, de modo a facilitar os relacionamentos interpessoais e o seu próprio desempenho e bem estar. |
| Abstract: | No abstract. |
| Palavras-chave: | Administração escolar Gestão escolar Competências socioemocionais Administração de pessoal Gestão de pessoas Consciência emocional Criatividade emocional Autocontrole emocional |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA::ADMINISTRACAO DE PESSOAL |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Administração |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17210 |
| Data do documento: | 16-Set-2019 |
| Aparece nas coleções: | CCSA - TCC - Administração |
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