Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17347
Tipo: TCC
Título: TODO MUNDO ODEIA A VALE: UMA ANÁLISE SOBRE A RECEPTIVIDADE DAS PUBLICAÇÕES DA COMPANHIA VALE NO FACEBOOK APÓS O CASO BRUMADINHO
Autor(es): ARAUJO, JOSE ROBERTO
Primeiro Orientador: Maia, Andréa Karinne Albuquerque
Resumo: O surgimento do ciberespaço permitiu que as pessoas estabelecessem e mantivessem contato com outros indivíduos de interesses semelhantes. Mas, foi com o advento das mídias sociais e redes socias digitais que se construiu o ambiente perfeito para isso. No dia 25/01/2019, a cidade de Brumadinho sofreu com o rompimento da barragem 1, controlada pela empresa Vale. Minutos após, a página do Facebook da companhia foi tomada por manifestações de inúmeras pessoas na seção de comentários. Dessa forma, esta pesquisa se propõe a estudar o seguinte questionamento: como o público da companhia Vale reage às publicações da empresa no Facebook, após o ocorrido em Brumadinho? O estudo é realizado através das reações e comentários de cinco publicações selecionadas. O método escolhido foi a análise de conteúdo. Quanto ao nível de aprofundamento, esta pesquisa se caracteriza como exploratória de abordagem quali-quantitativa, que se enquadra na categoria pesquisa bibliográfica e documental. É classificada também como um estudo de caso com observação indireta. A investigação revelou que o público da organização tende a reagir de forma negativa às publicações da página e que, em geral, os assuntos tratados pelos usuários nos comentários correspondem ao assunto da postagem. Por isso, o público é classificado como insatisfeito em relação às ações tomadas pela empresa.
Abstract: The invention of the cyberspace has enabled people to establish and maintain contact with other ones of similar interests. But it was with the advent of social media and digital social networks that the perfect environment for this was built. On 01/25/2019, the city of Brumadinho has suffered from the rupture of a dam managed by Vale. Minutes later, the company's Facebook page was filled with comments from countless people in the comments section. Thus, this research proposes to study the following question: how does the public of the company Vale reacts to the company's publications on Facebook after Brumadinho’s case? The study was carried out through the reactions and comments of five publications selected. The method chosen was content analysis. As for the level of deepening, this research is characterized as an exploratory and quali-quantitative approach that it is categorized by bibliographic and documentary research. It is also classified as a case study in indirect observation. The investigation revealed that the organization's audience is incline to react negatively to the page's publications and that, in general, the subjects treated by users in the comments correspond to the subject of the post. Therefore, the public is classified as dissatisfied with the actions taken by the company.
Palavras-chave: Gestão de crise
Mídias sociais
Facebook
Ciberespaço
Vale
CNPq: 6.09.00.00-8 Comunicação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Mídias Digitais
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17347
Data do documento: 7-Abr-2020
Aparece nas coleções:TCC - Mídias Digitais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - José Roberto - Todo mundo odeia a Vale.pdf2,79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.