Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17373| Tipo: | TCC |
| Título: | Um estudo sobre a influência do estágio extracurricular na escolha da área do profissional contábil na Paraíba |
| Autor(es): | Oliveira, Luan Pontes |
| Primeiro Orientador: | Almeida, Karla Katiuscia Nóbrega de |
| Resumo: | A experiência do estágio extracurricular pode contribuir com o crescimento e aperfeiçoamento dos egressos nas práticas contábeis, se tornando uma maneira do aluno aprender o que lhe é exposto na teoria. Nessas circunstâncias, a presente pesquisa teve como objetivo geral investigar a percepção do egresso de Ciências Contábeis de uma instituição federal de ensino superior paraibana sobre a influência da vivência no estágio extracurricular na escolha da sua área de atuação profissional. A pesquisa classifica-se como descritiva, com abordagem quantitativa, e a coleta de dados foi efetuada por meio de questionário, enviado via e-mail para os 42 alunos que se enquadravam para responder, obtendo-se uma amostra de 23 discentes. Os resultados obtidos permitiram constatar que, na percepção do egresso respondente, o estágio extracurricular é um complemento ao aprendizado da sala de aula, além de abrir possibilidades para aquisição da experiência profissional, contribuindo para a formação acadêmica e profissional. Conclui-se que, pela percepção dos respondentes, o estágio extracurricular influenciou na carreira profissional através da acumulação de experiência para atuação na profissão, não sendo ponto pacífico a percepção do investigado sobre a extensão dessa influência na escolha da área de atuação profissional. |
| Abstract: | The experience of the extracurricular internship can contribute to the growth and improvement of graduates in accounting practices, becoming a way for the student to learn what is exposed to him in theory. In these circumstances, the present research had the general objective of investigating the perception of the graduate of Accounting Sciences from a federal institution of higher education in Paraíba about the influence of the experience in the extracurricular internship in the choice of his professional area. The research is classified as descriptive, with a quantitative approach, and data collection was carried out through a questionnaire, sent via email to the 42 students who qualified to answer, obtaining a sample of 23 students. The results obtained showed that, according to the respondent's egress, the extracurricular internship is a complement to classroom learning, in addition to opening possibilities for the acquisition of professional experience, contributing to academic and professional training. It is concluded that, according to the respondents' perception, the extracurricular internship influenced the professional career through the accumulation of experience to work in the profession, and the perception of the investigated about the extent of this influence in the choice of the professional practice area is not a peaceful point. |
| Palavras-chave: | Formação acadêmica Estágio extracurricular Área de atuação profissional |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Ciências Sociais Aplicadas |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17373 |
| Data do documento: | 31-Mar-2020 |
| Aparece nas coleções: | CCSA - TCC - Ciências Contábeis |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| LPO30042020.pdf | 407,07 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
