Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1747
metadata.dc.type: TCC
Title: Reflexões sobre a avaliação da aprendizagem escolar
metadata.dc.creator: Pereira, Francinilma de Medeiros Rodrigues
metadata.dc.contributor.advisor1: Santos, Tatiana de Medeiros
metadata.dc.contributor.referee1: Lima, Ivana Maria Medeiros de
metadata.dc.contributor.referee2: Lima, Rosângela Chrystina Fontes de
metadata.dc.description.resumo: O objetivo deste TCC é mencionar o que é avaliação e como pode ser realizada na prática na Escola Municipal de Educação Infantil e Fundamental I Profª Ana Cristina Rolim Machado. Decide esta temática, porque ela é marcada por uma série de processo que é relevante, para auxiliar o professor a diagnosticar o resultado do ensino/aprendizagem que foi aplicado durante o período letivo, e tomar decisões para aperfeiçoar a formação pedagógica do conhecimento do aluno. Para atingir esse objetivo, buscamos utilizar a entrevista, para identificar no processo avaliativo e progredir nos resultados. Deste modo, tratou-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, que é bibliográfica e também foi realizada a aplicação da entrevista, como resultado,entendi que na visão do professores A e B, a avaliação é um instrumento utilizado para testar, medir e avaliar conhecimento pedagógico. Para a realização da pesquisa bibliográfica utilizei os seguintes autores: Luckesi (2003), Haydt (2000) Hoffmann (2000) RABELO (1998) LIBÂNEO (1994). Como resultado desta pesquisa obtive a seguinte conclusão, a avaliação é uma técnica diversa utilizada com instrumentos variados, para diferenciar nesse processo avaliativo e progredir nos resultados pedagógicos.
Abstract: The purpose of this CBT is to mention what is evaluation and how it can be done in practice at the Municipal School of Early Childhood Education and Fundamental I Prof. Ana Cristina Rolim Machado. It decides this theme, because it is marked by a series of processes that are relevant, to help the teacher to diagnose the result of teaching / learning that was applied during the school period, and to make decisions to improve the pedagogical formation of student knowledge. To achieve this goal, we seek to use the interview, to identify in the evaluation process and to progress in the results. Therefore, it was a research of a qualitative nature, which is bibliographical and also the application of the interview was performed, as a result, I understood that in the view of teachers A and B, evaluation is an instrument used to test, measure and evaluate Pedagogical knowledge. For the accomplishment of the bibliographical research I used the following authors: Luckesi (2003), Haydt (2000) Hoffmann (2000) RABELO (1998) LIBÃNEO (1994). As a result of this research I obtained the following conclusion, the evaluation is a diverse technique used with varied instruments, to differentiate in this evaluation process and to progress in the pedagogical results.
Keywords: Avaliação
Escola
Aprendizagem
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1747
Issue Date: 12-Dec-2016
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - Virtual

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FMRP12122016.pdf181,78 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.