Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1747
Tipo: TCC
Título: Reflexões sobre a avaliação da aprendizagem escolar
Autor(es): Pereira, Francinilma de Medeiros Rodrigues
Primeiro Orientador: Santos, Tatiana de Medeiros
referee1 : Lima, Ivana Maria Medeiros de
referee2: Lima, Rosângela Chrystina Fontes de
Resumo: O objetivo deste TCC é mencionar o que é avaliação e como pode ser realizada na prática na Escola Municipal de Educação Infantil e Fundamental I Profª Ana Cristina Rolim Machado. Decide esta temática, porque ela é marcada por uma série de processo que é relevante, para auxiliar o professor a diagnosticar o resultado do ensino/aprendizagem que foi aplicado durante o período letivo, e tomar decisões para aperfeiçoar a formação pedagógica do conhecimento do aluno. Para atingir esse objetivo, buscamos utilizar a entrevista, para identificar no processo avaliativo e progredir nos resultados. Deste modo, tratou-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, que é bibliográfica e também foi realizada a aplicação da entrevista, como resultado,entendi que na visão do professores A e B, a avaliação é um instrumento utilizado para testar, medir e avaliar conhecimento pedagógico. Para a realização da pesquisa bibliográfica utilizei os seguintes autores: Luckesi (2003), Haydt (2000) Hoffmann (2000) RABELO (1998) LIBÂNEO (1994). Como resultado desta pesquisa obtive a seguinte conclusão, a avaliação é uma técnica diversa utilizada com instrumentos variados, para diferenciar nesse processo avaliativo e progredir nos resultados pedagógicos.
Abstract: The purpose of this CBT is to mention what is evaluation and how it can be done in practice at the Municipal School of Early Childhood Education and Fundamental I Prof. Ana Cristina Rolim Machado. It decides this theme, because it is marked by a series of processes that are relevant, to help the teacher to diagnose the result of teaching / learning that was applied during the school period, and to make decisions to improve the pedagogical formation of student knowledge. To achieve this goal, we seek to use the interview, to identify in the evaluation process and to progress in the results. Therefore, it was a research of a qualitative nature, which is bibliographical and also the application of the interview was performed, as a result, I understood that in the view of teachers A and B, evaluation is an instrument used to test, measure and evaluate Pedagogical knowledge. For the accomplishment of the bibliographical research I used the following authors: Luckesi (2003), Haydt (2000) Hoffmann (2000) RABELO (1998) LIBÃNEO (1994). As a result of this research I obtained the following conclusion, the evaluation is a diverse technique used with varied instruments, to differentiate in this evaluation process and to progress in the pedagogical results.
Palavras-chave: Avaliação
Escola
Aprendizagem
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1747
Data do documento: 12-Dez-2016
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FMRP12122016.pdf181,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.