Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17475
Tipo: TCC
Título: Dificuldades encontradas por alunos do 9º ano para resolver problemas envolvendo leitura e interpretação de gráficos
Autor(es): Silva, Geovania dos Santos
Primeiro Orientador: Dantas , Edison Thadeu Bichara
Resumo: Este estudo teve por objetivo analisar as dificuldades encontradas por alunos do 9º ano do ensino fundamental na resolução de atividades envolvendo a leitura e a interpretação de gráficos. Tratou-se de um estudo caso, de natureza qualitativodescritiva, realizada na Escola Estadual do Ensino Fundamental, Santos Dumont e reuniu sessenta alunos do 9º ano. O procedimento de análise e interpretação de dados foi o de análise de conteúdo. Este revelou existir dificuldades no processo de leitura e interpretação de gráficos; dificuldades essas relacionadas ao tipo de gráfico utilizado na representação dos dados. O êxito nesta atividade se mostrou condicionado à forma como os dados estão expostos. O estudo revelou, também, haver dificuldades no processo de mobilização de registro exigido nas atividades propostas.
Abstract: This study aimed to analyze the difficulties encountered by students in the 9th grade of elementary school in solving activities involving reading and interpreting graphs. It was a qualitative-descriptive case study, carried out at the State School of Elementary Education, Santos Dumont and brought together sixty 9th grade students. The data analysis and interpretation procedure was that of content analysis. This revealed difficulties in the process of reading and interpreting graphics; difficulties related to the type of graph used in the representation of the data. The success in this activity was shown to be conditioned to the way the data is exposed. The study also revealed that there are difficulties in the registration mobilization process required in the proposed activities.
Palavras-chave: Ensino de matemática
Aprendizagem por gráficos
Representação de dados
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Matemática
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17475
Data do documento: 13-Abr-2020
Aparece nas coleções:TCC - Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GSS14052020.pdf971,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.